250 Lições de Arquitetura

Tudo o que um arquiteto precisa saber, segundo Michael Sorkin
  1. A sensação de mármore frio sob os pés descalços.
  2. Como viver em uma pequena sala com cinco estranhos por seis meses.
  3. Como viver com os mesmos estranhos em um bote salva-vidas por uma semana.
  4. O módulo de ruptura.
  5. A distância que um grito pode alcançar em uma cidade.
  6. E a distância de um sussurro.
  7. Tudo que é possível sobre o templo mortuário egípcio de Hatshepsut (tente não vê-lo como um templo “modernista” avant la lettre).
  8. O número de pessoas com subsídios para aluguel em Nova York.
  9. O número de pessoas com subsídios em sua cidade (inclua os ricos).
  10. A estação de floração das azaleias.
  11. As propriedades isolantes do vidro.
  12. A história da produção do vidro e seu uso.
  13. A história do significado do vidro.
  14. Como assentar tijolos.
  15. O que Victor Hugo realmente quis dizer com “Isto matará aquilo”.
  16. O ritmo com que os oceanos estão subindo.
  17. Modelagem da Informação da Construção (BIM) (projetos em 3D).
  18. Como desentupir uma caneta técnica Rapidograph.
  19. O Coeficiente de Gini.
  20. A proporção adequada entre o comprimento e a altura das escadas para uma criança de 6 anos.
  21. A proporção adequada entre comprimento e altura para uma pessoa em uma cadeira de rodas.
  22. A energia incorporada no alumínio.
  23. Como virar uma esquina.
  24. Como projetar uma esquina.
  25. Como se sentar em uma esquina.
  26. Como o arquiteto Antoni Gaudí modelou a Sagrada Família e calculou sua estrutura.
  27. O sistema de proporção da Vila Rotonda, na Itália.
  28. O coeficiente de gases que o carpete que você escolheu está liberando.
  29. As seções relevantes do Código de Hamurabi.
  30. Os padrões migratórios das aves toutinegras e de outros viajantes sazonais.
  31. Os princípios básicos da construção com barro.
  32. A direção dos ventos dominantes.
  33. Que hidrologia é destino.
  34. Tudo de Jane Jacobs (autora de Morte e vida de grandes cidades).
  35. Algo sobre feng shui.
  36. Algo sobre o Vastu Shilpa (escritório indiano de arquitetura ambiental).
  37. Ergonomia elementar.
  38. O círculo cromático.
  39. O que o cliente quer.
  40. O que o cliente acha que quer.
  41. O que o cliente precisa.
  42. O que o cliente pode pagar.
  43. O que o planeta pode pagar.
  44. As bases teóricas da modernidade e muito sobre seus grupos e inflexões.
  45. O que o pós-fordismo significa para o modo de produção de uma construção.
  46. Outra língua.
  47. O que o tijolo realmente quer.
  48. A diferença entre a Catedral de Winchester e um galpão de bicicletas.
  49. O que deu errado em Fatehpur Sikri (cidade indiana).
  50. O que deu errado em Pruitt-Igoe (complexo residencial americano).
  51. O que deu errado com a Ponte de Tacoma Narrows.
  52. Onde estão as câmeras de circuito fechado de televisão (CFTV).
  53. Por que Mies van der Rohe realmente deixou a Alemanha.
  54. Como as pessoas viviam em Çatalhüyük (antigo assentamento neolítico na Turquia).
  55. As propriedades estruturais da tufa calcária.
  56. Como calcular as dimensões do brise-soleil.
  57. O custo em quilowatts das células fotovoltaicas.
  58. Vitrúvio.
  59. Walter Benjamin.
  60. Marshall Berman.
  61. Os segredos do sucesso de Robert Moses.
  62. Como a cúpula do Duomo (Catedral de Santa Maria del Fiore), em Florença, foi construída.
  63. As influências recíprocas da construção chinesa e japonesa.
  64. O ciclo do Santuário de Ise, no Japão.
  65. A êntase.
  66. A história de Soweto (distrito na África do Sul).
  67. Como é caminhar pela Ramblas (rua de Barcelona).
  68. Back-up.
  69. As proporções adequadas de um dry martini.
  70. Tensão de corte e momento.
  71. Shakespeare etc.
  72. Como o corvo voa.
  73. A diferença entre um gueto e um bairro.
  74. Como as pirâmides foram construídas.
  75. Por que as pirâmides foram construídas.
  76. Os prazeres dos subúrbios.
  77. Os horrores dos subúrbios.
  78. A qualidade da luz passando pelo gelo.
  79. A insignificância das fronteiras.
  80. As razões para a tenacidade das fronteiras.
  81. A criatividade do ecótono (áreas de transição ambiental).
  82. A necessidade de aberrações.
  83. Que acidentes devem acontecer.
  84. Que é possível começar a projetar em qualquer lugar.
  85. O cheiro do concreto depois da chuva.
  86. O ângulo do sol no equinócio.
  87. Como andar de bicicleta.
  88. A profundidade do aquífero abaixo de você.
  89. A inclinação de uma rampa para deficientes.
  90. Os salários dos trabalhadores da construção civil.
  91. Desenhar em perspectiva à mão.
  92. Estrutura frasal.
  93. O prazer de um (drinque) Spritz ao pôr do sol em uma mesa no Grande Canal em Veneza.
  94. A emoção de um passeio.
  95. De onde vêm os materiais.
  96. Como se perder.
  97. O padrão de luz artificial à noite, na Terra, vista do espaço.
  98. Quais diferenças humanas são defensáveis na prática.
  99. Que criação é uma procura paciente.
  100. O debate entre (os arquitetos) Otto Wagner e Camillo Sitte.
  101. As razões para a divisão entre arquitetura e engenharia.
  102. Muitas ideias sobre o que constitui uma utopia.
  103. A organização social e formal das aldeias dos dogon (povo da África Ocidental).
  104. Brutalismo, bowelismo e barroco.
  105. Como derivar.
  106. As medidas de segurança na carpintaria.
  107. Muito sobre o gótico.
  108. O impacto arquitetônico do colonialismo nas cidades do norte da África.
  109. Uma aversão pelo imperialismo.
  110. A história de Pequim.
  111. Arquitetura doméstica holandesa no século XVII.
  112. A Política de Aristóteles.
  113. A Poética de Aristóteles.
  114. Os princípios básicos da construção de pau a pique.
  115. As origens da estrutura em formato balão.
  116. O tempo que o cobre leva para adquirir sua pátina.
  117. Os níveis de partículas presentes no ar de Tianjin, na China.
  118. A capacidade dos pinheiros brancos de sequestrar carbono.
  119. Onde mais enfiar carbono.
  120. O código de incêndio.
  121. O código sísmico.
  122. O código de saúde.
  123. Os românticos, através das artes e filosofia.
  124. Como ouvir atentamente.
  125. Que há um grande perigo em trabalhar em um único meio. O impasse ao qual você nem sabe que está preso será  quebrado por uma mudança na representação.
  126. O cadáver esquisito (jogo coletivo surrealista).
  127. Pedra, papel e tesoura.
  128. Um bom Bordeaux.
  129. Uma boa cerveja.
  130. Como escapar de um labirinto.
  131. QWERTY (padrão do teclado latino).
  132. Medo.
  133. Encontrar seu caminho em torno de Praga, Fez, Xangai, Joanesburgo, Quioto, Rio de Janeiro, México, Solo, Varanasi, Bangkok, São Petesburgo, Isfahan.
  134. A maneira correta de se comportar com estagiários.
  135. (Os softwares de modelagem 3D) Maya, Revit, Catia, tanto faz.
  136. A história de grandes máquinas, incluindo aquelas que podem voar.
  137. Como calcular pegadas ecológicas.
  138. Três bons pontos de almoço para ir a pé, perto do escritório.
  139. O valor da vida humana.
  140. Quem paga.
  141. Quem lucra.
  142. O efeito Venturi.
  143. Como as pessoas fazem xixi.
  144. O que se recusar a fazer, mesmo por dinheiro.
  145. As linhas miúdas no contrato.
  146. Algum conhecimento de arquitetura naval.
  147. A ideia de longe demais.
  148. A ideia de perto demais.
  149. Cerimônias fúnebres de várias culturas diferentes.
  150. A densidade necessária para viabilizar uma farmácia.
  151. A densidade necessária para viabilizar um metrô.
  152. O efeito do design de sua cidade na distância que os produtos frescos têm de percorrer do lugar de produção até o de comercialização.
  153. Lewis Mumford e Patrick Geddes (autores de Lewis Mumford and Patrick Geddes: the Correspondence).
  154. Capability Brown, André Le Nôtre, Frederick Law Olmsted, Muso Soseki, Ji Cheng e Roberto Burle Marx (arquitetos paisagistas).
  155. Tudo sobre construtivismo.
  156. Sinan (arquiteto).
  157. Assentamentos de posseiros por meio de visitas e conversas com residentes.
  158. A história e as técnicas de representação arquitetônica entre culturas.
  159. Vários outros meios artísticos.
  160. Um pouco de química e física.
  161. Geodésica.
  162. Geodésicos.
  163. Geomorfologia.
  164. Geografia.
  165. A Lei dos Andes.
  166. Capadócia, pessoalmente.
  167. A importância da Amazônia.
  168. Como corrigir vazamentos.
  169. O que te faz feliz.
  170. Os componentes de um ambiente confortável para dormir.
  171. A vista da Acrópole.
  172. O caminho para Santa Fé.
  173. As sete maravilhas do Mundo Antigo.
  174. Onde comer no Brooklyn.
  175. Pelo menos metade do quanto um taxista de Londres sabe.
  176. O plano de Nolli (arquiteto que reestruturou Roma).
  177. O plano de Cerdà (arquiteto que reestruturou Barcelona).
  178. O plano de Haussmann (arquiteto que reestruturou Paris).
  179. Analisar inclinações.
  180. Procedimentos de sala escura e Photoshop.
  181. Como é o amanhecer depois de uma bebedeira.
  182. Estilos de genealogia e taxonomia.
  183. Betty Friedan (ativista americana).
  184. Guy Debord (escritor francês).
  185. Colônia de formigas.
  186. Archigram (empresa inglesa de arquitetura).
  187. Club Med (empresa francesa de turismo).
  188. O crepúsculo em Dharamshala, na Índia.
  189. Geometria sólida.
  190. Forças dos materiais (mesmo que intuitivamente).
  191. Baía de Ha Long, no Vietnã.
  192. O que foi realizado em Medellín.
  193. O que foi realizado no Rio de Janeiro.
  194. O que foi realizado em Calcutá.
  195. O que foi realizado em Curitiba.
  196. O que foi realizado em Mumbai.
  197. Quem pratica? (É seu dever assegurar este espaço para todos que quiserem.)
  198. Por que você acha que a arquitetura faz algum bem.
  199. O ciclo de depreciação.
  200. O que enferruja.
  201. Boas técnicas de modelagem em madeira e cartolina.
  202. Como tocar um instrumento musical.
  203. Para qual lado o vento sopra.
  204. As propriedades acústicas de árvores e arbustos.
  205. Como proteger uma casa de inundações.
  206. A conexão entre os suprematistas e (a arquiteta) Zaha Hadid.
  207. A conexão entre Oscar Niemeyer e Zaha Hadid.
  208. Onde está o Norte (ou o Sul).
  209. Como dar orientações de forma eficiente e educada.
  210. O ditado alemão “o ar da cidade confere liberdade”.
  211. Que sob os paralelepípedos, está a praia.
  212. Que debaixo da praia, estão os paralelepípedos.
  213. A teoria dos germes numa doença.
  214. A importância da vitamina D.
  215. Quão perto é muito perto.
  216. A capacidade de uma vala artificial repor um aquífero.
  217. O calado de barcos.
  218. A segurança e as regras de uso de bicicletas.
  219. A diferença entre gabiões e enrocamentos.
  220. O desempenho acústico da Boston Symphony Hall (salão sinfônico de Boston).
  221. Como abrir a janela.
  222. O diâmetro da Terra.
  223. O número de galões de água usados em um chuveiro.
  224. A distância em que você pode reconhecer rostos.
  225. Como e quando subornar funcionários públicos (para o bem maior).
  226. Acabamentos de concreto.
  227. Os padrões de ligação entre tijolos.
  228. Sobre a questão da moradia, por Friedrich Engels.
  229. Os encantos prismáticos das cidades insulares gregas.
  230. O potencial energético do vento.
  231. O potencial de resfriamento do vento, incluindo o uso de chaminés e o efeito chaminé.
  232. Pesto (grande cidade da Magna Grécia, localizada no sul da Itália, que pertence hoje à comuna de Capaccio)
  233. Sobre a tecnologia de construções com fardos de palha.
  234. Rachel Carson (bióloga marinha).
  235. Sigmund Freud.
  236. A excelência de Michel de Klerk (arquiteto).
  237. A excelência de Alvar Aalto (arquiteto).
  238. A excelência de Lina Bo Bardi (arquiteta).
  239. Os componentes não farmacológicos de um bom clube.
  240. Parque Nacional Mesa Verde, nos Estados Unidos.
  241. Chichen Itzá, no México.
  242. Seus vizinhos.
  243. As dimensões e as orientações adequadas de campos esportivos.
  244. A capacidade de remediação das zonas úmidas.
  245. A capacidade das zonas úmidas de atenuar tempestades.
  246. Como fazer um corte verdadeiramente elegante.
  247. As profundezas do desejo.
  248. A magnitude da loucura.
  249. A maré baixa.
  250. A proporção áurea e outras proporções.
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