Mensagem de Boas Vindas Manual de Calouros 2020

Queridos calouros,

Sejam muito bem-vindos ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense! Vocês agora fazem parte de um grupo importante de estudantes que tem a oportunidade de se desenvolver, exercer o pensamento crítico e adquirir amadurecimento pessoal, intelectual e profissional em uma universidade de excelência. Durante estes cinco curtos anos (acreditem, passam rápido!), vocês serão bastante exigidos em termos de comprometimento e desempenho acadêmico. Vocês também possuem um papel protagonista, como agentes de mudança, para exigir e fazer com que melhorias sejam implantadas em nosso curso e nossa universidade. As conquistas de muitos alunos, professores e funcionários nos legaram a universidade na qual vocês estão ingressando e são fundamentais para criar um ambiente de alta qualidade para os estudos, com laboratórios bem estruturados e professores dedicados, no ensino, na pesquisa e na extensão.

Nesta fase inicial, é importante que vocês conheçam um pouco melhor a estrutura de sua universidade e da escola, as oportunidades que são oferecidas, o corpo docente multidisciplinar do curso e as possibilidades para a continuidade nos estudos após a conclusão do curso. Esperamos auxiliá-los nesta jornada e facilitar a imersão de cada um de vocês na vida universitária, fornecendo dicas e informações para que construam um caminho de sucesso neste curso que é instigante, provocador e tem por objetivo formar arquitetos e urbanistas comprometidos com a mudança e melhoria da sociedade na qual vive.

Esperamos contribuir para o melhor aproveitamento desse momento tão especial. Contem conosco para o que for necessário!

Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo – EAU/UFF