SEMANAU PEDAGÓGICA 4a EDIÇÃO

Prezadas professoras e prezados professores,

Bem-vindas e bem-vindos ao primeiro semestre letivo de 2020.

A Coordenação da Graduação de acordo com os debates realizados no âmbito do NDE em 2019 tem o prazer de convidar a todas e todos para participarem da Semanau Pedagógica 2020.1 que será realizada no dia 11 de março, de 14 às 18 horas na sala H-201, especialmente cedida pelo Bloco H pois o auditório do Chalé estará sendo usado para projeto de filmagem da escola de Cinema da UFF!

A proposta de realizar um debate permanente entre docentes sobre o curso se mantém como um Norte e oxigênio para nosso trabalho. Este ano, experimentando um novo formato, faremos apenas um dia de reunião sobre o tema específico das disciplinas “Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso” e “Trabalho de Conclusão de Curso”.

Para isso encaminhamos em anexo o Regulamento de TCC, no qual encontram-se previstas as orientações necessárias para realização e acompanhamento dos trabalhos de alunos e professores neste ano final de Conclusão do Curso. E que solicitamos seja lido antes da reunião. Encaminho ainda a ata da última reunião do NDE (106ª) que procura retratar com fidelidade o estado da arte dos debates empreendidos naquele âmbito, como forma de contribuir para o avanço da discussão.

Convidamos especialmente os professores que já ministraram estas disciplinas em tempos recentes (após a implantação do Novo Currículo em 2014) para que possam relatar suas experiências e considerações a respeito de como aperfeiçoar constantemente este exercício, as professoras que em 2020 assumirão estas disciplinas, assim como todos os professores envolvidos em nosso curso, potenciais orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso para que juntos possamos pensar e aperfeiçoar esta experiência pedagógica final do curso.

Listo abaixo pontos levantados durante as reuniões do NDE, como forma de organização dos debates. Esclareço que no início da reunião procurarei contextualizar um pouco melhor estas questões.

Questões que já seriam consensuais para serem aprovadas no Colegiado de Curso:

1. Redução do número de orientandos por professor para 2 (dois) em ITCC e 2 (dois) em TCC;
  2. Participação do professor convidado interno que integra a pré banca da banca final; aumento do número de integrantes da banca final ou definição de um número mínimo e máximo (?).

Questões a serem debatidas:

1. Leitura prévia do regulamento de TCC.  Incorporação do que está previsto no regulamento nos planos de aula de ITCC e TCC. Organização de um calendário no qual fique previsto o momento de escolha do orientador (elaborar uma apresentação do corpo docente aos alunos de ITCC?), assim como a participação do orientador nas etapas de ITCC; definição ou esboço do que deverá ser o produto final de ITCC.
  2. Organização do calendário de TCC com previsão das datas das pré bancas e bancas finais. Atribuições e reponsabilidades do supervisor, orientadores e alunos nas pré bancas e bancas, formalização e convites, elaboração de cartas de agradecimento, agendamento e escolha de locais para realização das pre bancas e bancas finais, etc.
  3. Carga horária dedicada à orientação (para efeito de lançamento no RAD) – padronizar entre professores? Estabelecer uma média?
  4. Professor consultor, professor convidado externo, composição da pré banca e da banca final. Definir o papel de cada um e se devem ser obrigatoriamente arquitetos e urbanistas ou não. (Participação de profissional não arquiteto e urbanista como avaliador da banca final, participação do convidado externo na pré banca ou apenas na banca final, o consultor participa da banca final mas não precisa necessariamente ser um avaliador…). Anexo ao presente e-mails a Resolução n.º 02 de 17/06/2010 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Arquitetura e Urbanismo e que trata do TCC para conhecimento.
  5. Participação do Supervisor de TCC nas bancas finais. Usado como exemplo de não participação do supervisor nas bancas a FAU UFRJ. Caso o supervisor não participe o orientador seria o responsável por incluir a nota do supervisor no processo. Nota importante que considera o processo e tem uma visão comparativa entre os diversos trabalhos.
  6. Supervisão de TCC exercida por dois professores (TAR/TUR) simultânea e não alternadamente, assim como o ITCC. Que a alocação dos professores em ITCC seja de um semestre e no semestre seguinte da dupla que orientou ITCC faz a supervisão de TCC garantindo um melhor acompanhamento das turmas.

Por uma questão de economia solicitamos que os professores imprimam ou levem em meio digital os documentos aqui disponibilizados, para que a discussão seja mais produtiva.

Desejo a todos um excelente período acadêmico com aulas criativas e instigantes, pesquisas pulsantes e inovadoras, atividades de Extensão ancoradas nas diversas realidades locais com as quais nossos alunos e professores dialogam e a defesa intransigente da universidade pública, gratuita e inclusiva.

Desejo que o espírito de troca, cooperação, tolerância, luta contra desigualdades, inclusão e resistência pautem nossas relações e atividades ao longo do ano.

Contamos com a valiosa presença de todos a este importante debate que inaugura nosso semestre letivo!

Um forte abraço

Ana Carmen / Coordenação da EAU/UFF