Seminários EAU/UFF: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Os professores da EAU/UFF neste seminário falam sobre suas experiências e perspectivas em ensino, pesquisa e extensão. Os seminários serão agendados pelos respectivos departamentos da nossa escola.

A Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense através do Departamento de Arquitetura, nesta semana apresentará o primeiro seminário do TAR, dando continuidade aos seminários de apresentação de projetos de pesquisa e extensão que foram iniciados na semana passada.  As atividades serão feitas à distância utilizando a plataforma MEET. Estamos estudando uma forma de disponibilizar estas palestras remotas aos alunos que não tenham facilidade de acesso à internet, para visualização posteriormente. Estamos ainda considerando a possibilidade e exequibilidade de oferecer certificados aos participantes. Para tal, durante os seminários solicitamos que os interessados coloquem no chat seu nome, matrícula, instituição a que estão vinculados e e-mail.  Os seminários ocorrerão as terças e quintas-feiras às 16 horas e terão duração máxima de 90 minutos. Não é necessário se inscrever. 

Laura Elza Gomes

Para dúvidas, contactar o Departamento de Arquitetura através do email: tar.tca@id.uff.br

A apresentação ocorrerá no dia 02/07/2020 – 16 horas.

Seminário 02/07 (Luciana Nemer, Ronaldo Brilhante e Gerônimo Leitão):
 
Estudos e Pesquisas em Habitação Social:
 
 
Luciana Nemer:

Professora da Universidade Federal Fluminense – Departamento de Arquitetura e Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Especialista em Arquitetura e Urbanismo na área de Expressão e Maquetes é líder do Grupo de Pesquisa em Análise e Representação da Forma. Pesquisadora do GPTA – Grupo de Pesquisa Transdisciplinares em Artes e Arquitetura da Universidade Federal do Espírito Santo. Autora de dois livros e inúmeros artigos científicos trabalha há 24 anos na área acadêmica. Com experiência em projetos arquitetônicos atua como orientadora da Empresa Júnior da UFF. Possui graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (1995), doutorado em Engenharia de Produção da COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-Doutorado no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo.

Ronaldo de Moraes Brilhante

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1999); Mestre em Gestão do Espaço Urbano pela mesma instituição (2007); Doutor em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo – PROURB/FAU-UFRJ (2013); Pós-doutorado pelo PPGAU UFF (2014). Atualmente integra o corpo docente da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, como Professor Adjunto 40 / DE. Leciona nas disciplinas Projeto de Habitação Social, Teoria da Habitação e é responsável pela implementação de Práticas de Conservação em Madeiras, atuando junto ao patrimônio edificado da EAU UFF. Compõe os Grupos de Pesquisa Oficina de Projeto e Pesquisa em Habitação e Urbanização Social (OPPHUS – PPGAU UFF) e Geografia Humanista Cultural (GHUM – PPGAU UFF). Coordena projetos de pesquisa extensão universitária relacionados ao desenvolvimento de metodologias participativas para a elaboração de projetos de habitação e urbanização social; em particular, no desenvolvimento de atividades de Assistência Técnica em Habitação Social (ATHIS).

Gerônimo Leitão
Arquiteto, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1982), com especialização em Urbanismo (UFRJ – 1989).  Mestre em Geografia pelo Instituto de Géo-Ciências da UFRJ (1990) e Mestre em Arquitetura pelo PROARQ / UFRJ (1993).  Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ (2004). Trabalhou como Arquiteto na Prefeitura do Rio de Janeiro, no Instituto Brasileiro de Administração Municipal e na Secretaria de Estado de Habitação e Assuntos Fundiários, onde foi Diretor da Divisão de Projetos – responsável pelo desenvolvimento de projetos de habitação de interesse social e de regularização urbanística de assentamentos informais -, entre os anos 1982 e 1994.
Professor  da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 1995.  Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF.   
Professor do Mestrado em Segurança e Defesa Civil da UFF. Desenvolveu projetos como arquiteto e consultor, no Programa Favela/Bairro, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, tendo sido premiado no Concurso Morar Carioca. Premiado 28 vezes como autor de projetos, de livros e como orientador de trabalhos acadêmicos. Ex- Diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (mandatos: 2007/2011 e 2016/2020).

Links para os demais eventos de julho/2020:

Seminário 07/07 (Vinícius Netto):
Skip to content