Seminários EAU/UFF: Ensino, Pesquisa e Extensão

Acervo Baumgart: atividades iniciais

Os professores da EAU/UFF neste seminário falam sobre suas experiências e perspectivas em ensino, pesquisa e extensão. Os seminários serão agendados pelos respectivos departamentos da nossa escola.

A Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense através do Departamento de Arquitetura, nesta semana apresentará o primeiro seminário do TAR, dando continuidade aos seminários de apresentação de projetos de pesquisa e extensão que foram iniciados na semana passada.  As atividades serão feitas à distância utilizando a plataforma MEET. Estamos estudando uma forma de disponibilizar estas palestras remotas aos alunos que não tenham facilidade de acesso à internet, para visualização posteriormente. Estamos ainda considerando a possibilidade e exequibilidade de oferecer certificados aos participantes. Para tal, durante os seminários solicitamos que os interessados coloquem no chat seu nome, matrícula, instituição a que estão vinculados e e-mail.  Os seminários ocorrerão as terças e quintas-feiras às 16 horas e terão duração máxima de 90 minutos. Não é necessário se inscrever. 

Louise Lomardo

Para dúvidas, contactar o Departamento de Arquitetura através do email: tar.tca@id.uff.br

A apresentação ocorrerá no dia 30/07/2020 – 16 horas.

Seminário 30/07 (Denise Nunes, Roberto Jermann, Ivan  Xavier, Osvaldo Souza e Luiz Felipe: ACERVO BAUMGART: Atividades Iniciais
 
 
Denise Vianna Nunes

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB/UFRJ), Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura (PROARQ/UFRJ) e Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. É Professora Ajunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU-UFF), onde ministra disciplinas das áreas de Projeto de Arquitetura e Expressão Gráfica. Atua em Pesquisas sobre o Diálogo entre concepções arquitetônicas e estruturais E SOBRE História Urbana Fluminense com ênfase em Transformações do Habitar.

 Roberto Possolo Jermann

Possui graduação em Engenharia Civil pela PUC-RJ (1974) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense(1993). Foi Professor adjunto ref. 4 da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. É Sócio Diretor da R Jermann Serviços de Engenharia Ltda. Atuando principalmente nos seguintes temas: Concreto, Chumbador.

 Ivan Silvio de Lima Xavier

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é pesquisador e professor Adjunto 3 na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Atua como professor da graduação nas disciplinas de Projeto Arquitetônico III, Planejamento e Gestão em Arquitetura.Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo, orçamento, planejamento e gerenciamento de obras, realiza pesquisas na área do Desempenho Técnico Construtivo, Gráfica Digital e na plataforma BIM.

Osvaldo Luiz de Carvalho Souza

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1979), e Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em projetos de arquitetura, estruturas em concreto armado e construção. Atuou como docente em cursos de arquitetura em outras IES.

 Luiz Felipe Coelho Machado

Arquiteto e Urbanista pela FAU/UFRJ (1975), Especialista em Materiais para Engenharia Civil e Arquitetura pela EE/UFRJ (1986), Mestre em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ (1998), Mestre (DEA) em História da arquitetura moderna e contemporânea e Doutor em História da arte pela Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne (2006). Desde 2009 é Professor Adjunto da EAU/UFF, onde leciona disciplinas de Desenho, Projeto de Arquitetura e Teoria e História crítica. É também Professor no PPGAU/EAU/UFF.  É autor de inúmeros textos sobre o assunto relacionado à arquitetura moderna e do livro Irmãos Roberto, Arquitetos (2014).

Links para os demais eventos de agosto/2020:

Seminário (04/08): 
 
Link do Seminário: 
 
Skip to content