Seminários EAU/UFF: Ensino, Pesquisa e Ensino

Seminário TAR: Pierre Crapez, Osvaldo de Souza e Gustavo Martins

Os professores da EAU/UFF neste seminário falam sobre suas experiências e perspectivas em ensino, pesquisa e extensão. Os seminários serão agendados pelos respectivos departamentos da nossa escola.

A Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense através do Departamento de Arquitetura, nesta semana apresentará o  seminário do TAR, dando continuidade aos seminários de apresentação de projetos de pesquisa e extensão que foram iniciados no mês de junho de 2020.  As atividades serão feitas à distância utilizando a plataforma MEET. As palestras estarão disponibilizadas no canal do YouTube da nossa escola (Escola de Arquitetura e Urbanismo – UFF ) aos alunos e demais interessados que não tenham facilidade de acesso à internet e/ou outras razões, para visualização posteriormente. Para os alunos participantes e demais interessados serão oferecidos certificados de participação. Para tal, durante os seminários solicitamos que os interessados coloquem no chat seu nome, matrícula/CPF, instituição a que estão vinculados e e-mail.  Este seminário ocorrerá no dia 03/09/20 quinta-feira às 15 horas e terá duração máxima de 90 minutos. A inscrição é obrigatória para a comunidade externa.

Louise Lomardo

Para dúvidas, contactar o Departamento de Arquitetura através do e-mail: tar.tca@id.uff.br

A apresentação ocorrerá no dia 03/09/2020 (Quinta Feira) – 15 horas.

Seminário 03/09 – Professores: Osvaldo de Souza – Gustavo Martins – EAU-UFF/TAR e Pierre Crapez – Dep. de Artes/IACS/UFF
 
Forma e espaço a partir de tipologias estruturais – a relação entre a arte e a ciência exata – A ideia de conceito e partido na arquitetura – Arte e Geopoética
 
Link somente para e-mails IDUFF @id.uff.br: http://meet.google.com/kdp-jcfv-rev
 
Link comunidade externa preencher o formulário Google Formulário para receber o link no e-mail: https://forms.gle/DrGHgJfzhcXPwUZj7
 
O formulário deve ser encaminhado até as 13 horas do dia da apresentação!
 
 
Osvaldo de Souza

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1979), e Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense.

Gustavo de Oliveira Martins

Gustavo Martins é graduado em 2000 pela EAU UFF. Em 2006 torna-se Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU da UFF, onde atualmente é doutorando. Foi Professor Substituto no Departamento de Arquitetura (DPA) na disciplina de Projeto na FAU UFRJ de 2003 até 2009. Deste 2006 é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESA, no Rio de Janeiro. Tornou-se professor com dedicação parcial da EAU UFF em 2009 até os dias atuais. Em 2011 assume a coordenação da EAUD – Estácio de Sá em Niterói RJ. Em 2015 torna-se parte da equipe de professores do curso Pós-graduação MA.DE.IN no Instituto Europeu de Design (IED Rio) e em 2018 torna-se Gestor Nacional de Curso de Arquitetura e Urbanismo, e Design de Interiores da Universidade Estácio de Sá. No ano de sua formatura, em virtude do Primeiro Prêmio no concurso de ideias para o Museu do Telephone (atual OI Futuro), fundou com outros sócios o escritório OA (OFICINA de Arquitetos), que acumula desde sua criação mais de vinte premiações nacionais e internacionais na área de arquitetura e urbanismo, atuando principalmente em projetos institucionais de cunho educacional e cultural, como os projetos para o Edifício para ANVISA/ PNUD, o Núcleo de Estudos em Águas e Gerenciamento de Biomassa (NAB) no campus da UFF Praia Vermelha em Niterói, os complexos culturais Cine Teatro Mussi e Casa Polaski em Santa Catarina, o edifício que abriga Refeitório Biblioteca e Arquivo do CEFET Maracanã, Museu da Academia Nacional de Medicina (ANM-RJ), o edifício que abrigará novo Museu do Trem, a Arena do Futuro – Equipamento Olímpico Temporário que foi projetado para se transformar em quatro Escolas Municipais, além de outros.

Pierre Crapez

Possui graduação em Arquitetura – Université Paul Cézanne Aix Marseille III (1983), mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (1999), doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (2015) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente é professor – United Nations Organization e professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: artes contemporâneas, poética, antropologia visual, bachelard e pintura.

Resumo da Palestra – Osvaldo de Souza

 “A importância do conhecimento das tipologias estruturais na concepção espacial e no desenvolvimento da modelagem associada à capacidade criativa”

Resumo da Palestra – Pierre Crapez

A paisagem e a geopoética aplicada: Breve apresentação da minha trajetória como “artistarquiteto”, das minhas pesquisas em linguagens e exposições para uma poética dos territórios, com seus desdobramentos em minha atuação, enquanto professor de arte na Escola de Arquitetura da UFF. Serão apresentados minha abordagem pedagógica bem como os exercícios propostos e resultados alcançados (em fotografias). Trata-se de reafirmar o papel da imaginação criadora e do devaneio poético como construção de mundos, tendo a fenomenologia e o “pensar-sentir” da geopoética como método na arquitetura/urbanismo e caminho para a feliz-cidade.

Resumo da Palestra – Gustavo Martins

A ideia de conceito e partido na arquitetura: A apresentação tem como objetivo debater a importância dos discursos arquitetônicos para o desenvolvimento de todo o processo de projetação em arquitetura e urbanismo, através da síntese e da crítica arquitetônica, por meio do entendimento das relações entre processo compositivo, vocação programática, experiência do lugar e outros.

Skip to content