Seminários EAU/UFF: Ensino, Pesquisa e Extensão

Louise Land B. Lomardo e Diego Caetano

Os professores da EAU/UFF neste seminário falam sobre suas experiências e perspectivas em ensino, pesquisa e extensão. Os seminários serão agendados pelos respectivos departamentos da nossa escola.

A Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense através do Departamento de Arquitetura, nesta semana apresentará o  último seminário do TAR, dando continuidade aos seminários de apresentação de projetos de pesquisa e extensão que foram iniciados no mês de junho de 2020.  As atividades serão feitas à distância utilizando a plataforma MEET. As palestras estarão disponibilizadas no canal do YouTube da nossa escola (Escola de Arquitetura e Urbanismo – UFF ) aos alunos e demais interessados que não tenham facilidade de acesso à internet e/ou outras razões, para visualização posteriormente. Para os alunos participantes e demais interessados serão oferecidos certificados de participação. Para tal, durante os seminários solicitamos que os interessados coloquem no chat seu nome, matrícula/CPF, instituição a que estão vinculados e e-mail.  Este seminário ocorrerá no dia 17/09/20 quinta-feira às 16 horas e terá duração máxima de 90 minutos. A inscrição é obrigatória para a comunidade externa.

Louise Lomardo

Para dúvidas, contactar o Departamento de Arquitetura através do e-mail: tar.tca@id.uff.br

A apresentação ocorrerá no dia 17/09/2020 (Quinta Feira) – 16 horas.

Seminário 17/09 – Professora: Louise Land B. Lomardo – UFF/EAU/TAR / UFF/EAU/PPGAU

Título do Seminário: “Arquitetura, urbanismo e eficiência energética, um tecido de muitas linhas”

Link somente para e-mails IDUFF @id.uff.br: http://meet.google.com/gds-zbmt-rpy

Link comunidade externa preencher o formulário Google Formulário para receber o link no e-mail: https://forms.gle/DrGHgJfzhcXPwUZj7

O formulário deve ser encaminhado até as 13 horas do dia da apresentação!

Resumo do Seminário

ARQUITETURA, URBANISMO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, UM TECIDO DE MUITAS LINHAS

A Professora vem desde, 1988 atuando na área de Conforto Ambiental e Conservação de Energia, além de Projeto de Arquitetura. Os trabalhos em pesquisa da Professora deram origem ao Laboratório de Conservação de Energia e Conforto Ambiental da UFF em 2005. Aos poucos foram-se realizando muitas conexões através do ensino, da pesquisa e da extensão na UFF, em rede com laboratórios de outras Universidades Federais e estrangeiras, em temas como legislação para EEE, clima urbano, estudo de materiais para o conforto térmico em HIS, entre outros.

Louise Land B. Lomardo

Arquiteta e Urbanista pela FAU/UFRJ (1981), mestre em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ (1988) e doutora em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ (2000). Pós-doutorado no Fraunhofer (Inst. for Solar Energy Systems de Freiburg, Alemanha e PPE/COPPE/UFRJ (2013). É Cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e foi Pesquisadora 2 do CNPq (2015/17). Atualmente é pesquisadora e Professora Titular dos cursos da graduação e pós-graduação da Escola de Arquitetura e Urbanismo. É líder e coordenadora do grupo de pesquisa CNPq: “Laboratório de Conservação de Energia e Conforto Ambiental – LabCECA/UFF – Ombudsman da Cidade” e do respectivo laboratório. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura, Eficiência Energética, Tecnologia e Conforto Ambiental, atuando principalmente nos temas: regulamentação para a eficiência energética dos edifícios, projeto de arquitetura, conservação de energia, arquitetura bioclimática, acústica arquitetônica e sustentabilidade ambiental. Recebeu o 1o lugar do Prêmio PROCEL de Conservação de Energia, categoria projeto de arquitetura nas edições de 2005 e 2007. Recebeu o 1o lugar no Prêmio Light/Instituto dos Arquitetos do Brasil/Clube de Engenharia de Conservação de Energia nos Edifícios de 1988. Atua, ainda, como membro da Secretaria Técnica Edificações do GT para melhoria da eficiência energética das edificações, do Ministério das Minas e Energia. É avaliadora da Assoc. Nac. de Tecnologia no Ambiente Construído e foi Vice-Diretora da Escola de Arquitetura e Urbanismo nos períodos de 008-2012 e 2016-2018.