ANA LUCIA VIEIRA DOS SANTOS

ANA LUCIA VIEIRA DOS SANTOS, _____, TAR, Adjunto (DE 40 HORAS), Graduação FAU-UFRJ (1985), Mestrado PROArq/FAUUFRJ (2009) e Doutorado PPGHis/IHT/UFF (2005).
EAU-UFF

CURRÍCULO

Ana Lucia Vieira dos Santos é arquiteta (FAU/UFRJ), mestre em Arquitetura (PROArq/FAU/UFRJ) com a dissertação: Habitação Escrava nas Propriedades Rurais da Província do Rio de Janeiro (2000), e doutora em História (PPGHis/IHT/UFF) com a tese: A Casa Carioca – estudo sobre as formas de morar no Rio de Janeiro -1750 a 1850 (2005). Iniciou sua prática profissional em escritório próprio, trabalhando com projetos de arquitetura, construção civil e perícias judiciais. É professora universitária desde 1991, lecionando em faculdades de Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores da rede privada. Desde 2014 é professor adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Laboratório de Estudos do Patrimônio, atuando nas linhas de pesquisa: Patrimônio Cultural e Documentação e Registro da paisagem e do ambiente construído. É vice- coordenadora da seção brasileira do projeto de pesquisa: A casa senhorial em Portugal, Brasil e Goa: Anatomia dos Interiores. Integra o grupo de pesquisa: O Gosto Neoclássico. Tem trabalhos, artigos e livros publicados.

DEPARTAMENTO: TAR – Departamento de Arquitetura

VÍNCULO: (40hDE) – Currículo Lattes

DISCIPLINAS MINISTRADAS NA GRADUAÇÃO:

LIVROS PUBLICADOS:

SANTOS, Ana Lúcia Vieira; LUZ, Maria de Lourdes (Org.). Contact Architecture: Women, Slaves and House in Brazil. 1. ed. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2000. 67p.

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS:

XAVIER, Ivan S. L.; NUNES, Denise V.; CARVALHO, Rubens M.R.; LAMOUNIER, Alex A.; MOREIRA, Clarissa C. Seminários EAU-UFF. (Organizadores). SANTOS, Ana Lucia Vieira. A Casa Senhorial: Anatomia dos Interiores. Em tempos de Pandemia. Experiências em Ensino, Pesquisa e Extensão.  Rio de Janeiro: Rio BooKs, 2020. 318p.

DENISE VIANNA NUNES

PROJETOS DE PESQUISA:

Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: Anatomia dos Interiores

O gosto neoclassico

Formas de morar, cidade e sociabilidade no Rio de Janeiro Oitocentista

PROJETOS DE EXTENSÃO:

Vila Serra do Navio-AP: diáçogos e articulações para a gestão do Patrimônio Cultural