Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF

INGRESSO NA GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Existem sete maneiras de ingressar na Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF, sendo apenas quatro delas integrais e uma delas de caráter especial.

ENEM + THE

A EAU-UFF não participa do Sisu. Para ingressar na EAU-UFF por meio do ENEM é necessário que o candidato tenha realizado a prova no ano anterior ao que começaria os estudos na Universidade, e realize o THE (Teste de Habilidade Específica) promovido pela COSEAC-UFF.

IMPORTANTE¹: O THE sempre é realizado após o ENEM exceto em casos excepcionais, como em ano de greve (quando um novo calendário é criado para atender às necessidades circunstanciais).

IMPORTANTE²: A EAU-UFF não oferece curso preparatório para o THE. Para conhecer o conteúdo programático do Teste de Habilidade Específica, consulte o Edital.

Editais dos THEs já realizados (disponíveis em formato digital): THEs já aplicados (disponíveis em formato digital):
2015 2015
2014 2014
2013 2013
2012 2012
2011 2011
2010 2010
2009 2009
2008 2008
2007 2007

TRANSFERÊNCIA

Dentre as modalidades de transferência que a UFF oferece, estão disponíveis na EAU-UFF:

Transferência Interinstitucional – É a vinculação, condicionada à existência de vagas, concedida ao aluno anteriormente matriculado em instituição pública de ensino superior, onde tenha ingressado por concurso público. Na EAU-UFF a efetivação da transferência depende de aprovação do Colegiado de Curso.

Transferência Obrigatória – É a vinculação do aluno oriundo de instituição de ensino superior pública, em qualquer época do ano, independentemente da existência de vagas, quando se tratar de servidor público federal ou de membro das Forças Armadas, ou de seus dependentes, se for comprovada a sua remoção ou transferência de ofício, acarretando mudança de domicílio para o município onde se situa a universidade ou para localidade próxima.

CONVÊNIO CULTURAL

O Convênio Cultural é o ingresso de estudantes estrangeiros com base em acordos culturais firmados entre o Brasil e outros países, bem como entre a UFF e universidades estrangeiras, sujeito à existência de vagas.

PROGRAMA ESTUDANTE CONVÊNIO

A matrícula de estudante estrangeiro, através de convênio cultural firmado entre o Brasil e países conveniados, somente é aceita dentro do número de vagas oferecidas anualmente pela Universidade à Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação e do Desporto (MEC). O candidato é selecionado no seu país de origem e encaminhado pela SESu/MEC para realizar seus estudos universitários. Esta matrícula deve obedecer aos prazos fixados no Calendário Escolar, ficando o aluno dispensado do concurso vestibular.

CONVÊNIO BILATERAL

É a modalidade em que alunos de universidades estrangeiras conveniadas com a UFF ingressam para cursar um ou dois semestres acadêmicos. A seleção é feita na instituição de origem do candidato.

Caso queira mais informações, entre no site do AAI.

DESLOCAMENTO INTERNO

Procedimento permitido aos alunos de curso com a mesma denominação, situados em polos diferentes. Para fazer jus ao pedido de transferência interna, o aluno deverá atender às seguintes exigências:

• Requerer dentro do período previsto no Calendário Escolar;
  • Ter cursado o primeiro período com aproveitamento;
  • Atender aos critérios específicos do Colegiado do Curso de destino.

INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS/ATIVIDADES ISOLADAS

Para complementação ou atualização de conhecimentos, será permitida a inscrição em disciplina isolada, a graduandos desta e de outra instituição de ensino superior, dependendo da existência de vagas, sem a exigência de classificação em qualquer forma de concurso.

Em caso de deferimento, o registro do estudante não poderá ultrapassar 4 (quatro) períodos ativados, e o aluno poderá cursar no máximo 8 (oito) disciplinas isoladas respeitado o limite de 2 (duas) por semestre letivo.

Será desligado do cadastro de disciplina isolada o aluno que for reprovado por nota ou freqüência, sem direito à recondução.