TAR00079 – SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM ARQUITETURA I

Carga horária total: 60h
Carga horária teórica: 30h
Carga horária prática: 30h

Programas Plenos da disciplina:

Ementa:

História e evolução dos sistemas construtivos. Introdução à relação entre arquitetura, projeto e o papel de sistemas tectônicos (estrutura) e estereotômicos (fechamentos) na concepção, composição e forma arquitetônicas. Princípios dos sistemas construtivos: sistemas moldados in loco e sistemas pré-fabricados – vantagens, desvantagens, eficiências. Sistemas construtivos em madeira, concreto e aço. Princípios da coordenação modular em estruturas e fechamentos verticais (painéis e placas). Introdução aos processos construtivos em diferentes sistemas. Introdução ao detalhamento construtivo arquitetônico. A importância da representação como forma de conhecimento de sistemas construtivos.

Objetivos:

Introduzir e desenvolver conhecimentos da natureza e aplicação de diferentes técnicas e tecnologias em arquitetura: sistemas construtivos e seu funcionamento estrutural e executivo. Desenvolver e exercitar o conhecimento de sistemas construtivos na forma do desenho, como um “raio-x ilustrado” da edificação. Relacionar forma e técnica, projeto e sistemas construtivos na concepção e composição arquitetônica, fazendo uso do desenho e do detalhamento arquitetônicos como meios de conhecimento. Proporcionar ao aluno autonomia de escolha e combinação de diferentes sistemas em seus projetos. Integração com disciplinas de projeto arquitetônico, ao oferecer conhecimentos para a elaborações e viabilização dos projetos.

Bibliografia Básica:
Clique aqui para ir para o sistema de bibliotecas Pergamum UFF

CHING, F. Sistemas estruturais ilustrados. Porto Alegre: Editora Bookman

CHING, F. Técnicas de construção ilustradas. Porto Alegre: Editora Bookman

ENGEL. Sistemas de estrutura.

McLEOD, V. Detalhes construtivos da arquitetura residencial contemporânea Porto Alegre: Editora Bookman

Manual de interfaces construtivas da Gerdau-açominas