TAR00083 – TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA III

Carga horária total: 60h
Carga horária teórica: 60h
Carga horária prática: 0h

Programas Plenos da disciplina:

Ementa:

A revolução industrial e a nova construção. Arts and Crafts, Art Nouveau e Art Déco. A Escola de Chicago. A Bauhaus e a Arquitetura Moderna. A Arquitetura Moderna Brasileira. A arquitetura contemporânea. O Moderno e o Pós-Moderno. Regionalismo e High-tech.

Objetivos:

Examinar as principais determinações e a historicidade peculiar às manifestações estéticoarquitetônicas da revolução industrial à arquitetura contemporânea. Incentivar a capacidade crítica e analítica dos alunos. Possibilitar com o conhecimento da história da arquitetura, uma reflexão da própria atividade profissional.

Bibliografia Básica:
Clique aqui para ir para o sistema de bibliotecas Pergamum UFF

ARGAN, Giulio Carlo; Arte moderna, São Paulo: Cia das Letras, 1992

BENÉVOLO, Leonardo; História da arquitetura moderna, São Paulo: Perspectiva, 2004

BRUAND, Y.; Arquitetura Contemporânea no Brasil, Perspectiva, São Paulo, 1976.

FRAMPTON, K.; História crítica da arquitetura moderna, Martins Fontes, São Paulo, 1997.

HARVEY, David; A Condição Pós-Moderna, Edições Loyola, SP, 1992.

MINDLIN, H.; Arquitetura Moderna no Brasil, Aeroplano, Rio de Janeiro, 1999.

LE CORBUSIER; Por uma arquitetura, Perspectiva, São Paulo, 1981.

GROPIUS, W.; Bauhaus: Novarquitetura, Perspectiva, São Paulo, 1979.

Bibliografia Complementar:

ARANTES, Otília e Paulo; Um ponto cego no projeto moderno de Jürgen Habermas – Arquitetura e dimensão estética depois das vanguardas, Brasiliense, São Paulo, 1992.