TAR00086 – SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM ARQUITETURA II

Carga horária total: 60h
Carga horária teórica: 60h
Carga horária prática: 0h

Programas Plenos da disciplina: Não ministrada em 2015 em função da Revisão Curricular.

Ementa:

Princípios dos sistemas construtivos com ênfase em sistemas pré-fabricados. Racionalização na construção. Sistemas e coordenação modular em estrutura, lajes e fechamentos verticais. O processo construtivo: montagem e fixação de componentes do sistema estrutural e de fechamento. Relações entre o projeto arquitetônico, estrutura tectônica, fechamentos, entrepisos e cobertura. Interfaces do projeto arquitetônico e instalações: posicionamentos de shafts e paredes hidráulicas, coluna montante; posicionamento dos equipamentos de climatização; shafts horizontais em entrepisos e coberturas; outros sistemas. Fachadas: estabilidade, habitabilidade e durabilidade; juntas estruturais e fechamento; proteção acústica; proteção térmica; estanqueidade; proteção contra a umidade. Fechamentos e planos verticais modulados: painéis pré-moldados ou industrializados; alinhamentos e fixação; placas internas e externas (chapas cimentícias). Fachadas: fachadas ventiladas; brises; fachadas duplas; fachadas de vidro. Desenvolvimento de detalhamento construtivo arquitetônico com uso de diferentes técnicas como aplicação de sistemas em projetos. A importância da representação como forma de conhecimento de sistemas construtivos: o uso de sistemas integrados de projeto e construção (BIM).

Objetivos:

Aprofundar conhecimentos de diferentes técnicas e tecnologias em arquitetura. Aplicar e seu funcionamento de sistemas no processo construtivo: execução, montagem, articulação e fixação de componentes. Desenvolver e exercitar o conhecimento de sistemas construtivos por meio do desenho, como um “raio-x ilustrado” da edificação e de processos construtivos. Relacionar forma e técnica, projeto e sistemas construtivos na concepção e composição arquitetônica, fazendo uso do desenho e do detalhamento arquitetônicos como meios de domínio do projeto arquitetônico e seus componentes. Foco na materialidade e no conhecimento de formas de viabilidade do projeto. Estabelecer o projeto como convergência de projetos complementares, como o estrutural, construtivo, instalações e infraestrutura. Proporcionar ao aluno autonomia de escolha e combinação de diferentes sistemas construtivos e tecnologias em seus projetos. Integração com disciplinas de projeto arquitetônico, ao oferecer conhecimentos para a elaborações e viabilização dos projetos.

Bibliografia Básica:
Clique aqui para ir para o sistema de bibliotecas Pergamum UFF

CHING, F. Sistemas estruturais ilustrados. Porto Alegre: Editora Bookman

CHING, F. Técnicas de construção ilustradas. Porto Alegre: Editora Bookman

ENGEL. Sistemas de estrutura.

McLEOD, V. Detalhes construtivos da arquitetura residencial contemporânea. Porto Alegre: Editora Bookman

Manual de interfaces construtivas da Gerdau-Açominas