TUR00055 – PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Carga horária total: 90h
Carga horária teórica: 45h
Carga horária prática: 45h

Programas Plenos da disciplina: Indisponível.

Ementa:

A cidade e sua integração na rede urbana e regional. Funções urbanas e hierarquia urbana. O planejamento e a organização administrativa brasileira. O processo de planejamento. Conflitos urbanos e regionais. Metodologia de planejamento. O plano diretor e os instrumentos do planejamento. Desenvolvimento associado às disciplinas de Projeto de Urbanismo III (TUR00056), Planejamento e Gestão em Arquitetura e Urbanismo (TAR00091), Viagem de Estudos II (TGA00012).

Objetivos:

Compreender as questões teórico-metodológicas e práticas do planejamento urbano e regional, com suas políticas, instrumentos, formas de atuação e de articulação entre os diferentes níveis de governo. Analisar os processos relevantes do desenvolvimento das cidades e de suas correspondentes atividades, representantes dos poderes político-administrativos, econômicos e sociais no contexto urbano e regional. Desenvolver trabalho integrado às demais disciplinas do período, a saber: Projeto de Urbanismo III (TUR00056), Planejamento e Gestão em Arquitetura e Urbanismo (TAR00091), Viagem de Estudos II (TGA00012).

Bibliografia Básica:
Clique aqui para ir para o sistema de bibliotecas Pergamum UFF

ARENDT, Hannah. A promessa da política. 1ª ed. São Paulo: Editora Difel, 2008.

BRANDÃO, Carlos Antônio; GALVÃO, Antônio Carlos Filgueiras. O desafio urbano-regional na construção de um projeto de nação. In Regiões e cidades, cidades nas regiões: o desafio urbano regional. São Paulo: Editora UNESP; ANPUR, 2003.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, 1988.

_____. Lei Nº 10.257, Estatuto da Cidade. Brasília, 2001.

_____. Ministério do Interior. Desenvolvimento Urbano, Projeto de Lei Federal nº 775/83, Brasília, 1983.

CADERNOS IPPUR/UFRJ. Planejamento e território: ensaios sobre a desigualdade, Ano I5, n.2, ago – Dez.2001/ ano 16, n.1, jan -jul, 2002 Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2002.

CASTELLS, Manuel. O espaço dos fluxos. In “Sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura”. v.1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COMPANS, Rosemary. Empreendedorismo urbano: entre o discurso e a prática. São Paulo: Ed. ENESP, 2004.

CORRÊA, Roberto Lobato. Dimensões de análise das redes geográficas. In “Trajetórias geográficas”. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

_____. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

_____. O espaço urbano. São Paulo: Hucitec, 1996.

DANIEL Celso. O poder local no Brasil urbano. Revista Espaço e Debates. São Paulo, 1989.

DIAS, Leila Christina. Redes: emergência e organização. In “Geografia, conceitos e temas”. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

GOMES, Paulo César da Costa. O conceito de região e sua discussão. In CASTRO, I. E.; GOMES, P.;

HAESBAERT, R. “Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas”. Antares: Letras e Humanidades, v. 3, 2010.

HARVEY David. O espaço como palavra-chave. Revista GEOgraphia, Vol. 14, No 28, 2012.

MARICATO, Ermínia. As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias. In ARANTES, Otília; VAINER, Carlos;

MARICATO, Ermínia. “A cidade do pensamento único: desmanchando consensos”. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000.

_____. O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2011.

MOURA, Rosa. “Metrópoles e Regiões Metropolitanas: o que isso tem em comum?” Anais do IX Encontro Nacional da ANPUR, v.3, Rio de Janeiro: ANPUR, 2001.

SANTOS JUNIOR, Orlando Alves dos. Democracia e governo local: dilemas e reforma municipal no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revan: FASE, 2001.

SOUZA, Marcelo Lopes de. As escalas do planejamento e da gestão das cidades. In “Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e a gestão urbanos”. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

_____. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 1ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Bibliografia Complementar:

VILLAÇA, Flávio. Espaço intraurbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel/FAPESP/Lincoln Institute, 1998.