SOUTO MOURA: No Paço Imperial – Visita Comentada EAU.UFF

As informações acima foram retiradas do site: http://amigosdopacoimperial.org.br/souto-moura/

1_Abertura da exposição Souto de Moura: Memórias, Projetos e Obras

2_Aula Inaugural Souto de Moura , Escola da Cidade, 2021

3_Souto de Moura explica algumas de suas obras aos visitantes da exposição em Portugal:

4_Souto de Moura: Conferência de encerramento/Closing Conference (Casa da Arquitectura)

5_Arq | Simetrias (RTP)

Visita comentada Exposição Souto Moura – Memórias, projetos e obras.

VISITA COMENTADA
EXPOSIÇÃO – SOUTO MOURA – Memórias, projetos e obras
Dia 19 de Abril – 15:30hs, Paço Imperial – Rio de Janeiro

Prezad@s, os professores Denise Nunes e Gustavo Martins na última quarta feira promoveram uma visita comentada na exposição do arquiteto português Eduardo Souto de Moura, ganhador do prêmio Pritzker de 2010, no Paço Imperial no Rio de Janeiro. Compareceram também as professoras Adriana Caúla e Marília Fontenelle e diversos alunos.

A curadoria da exposição no Paço é de Nuno Graça Moura e Carlos Castro que selecionaram nove imagens de sete projetos de Souto de Moura, expostos em quadros que circundam a sala. No meio, em vitrines de vidro, estão croquis, fac símiles, anotações pessoais, fotografias de maquetes e outros documentos sobre cada umas das obras, que formam um conjunto de elementos de trabalhos relevantes para a compreensão da obra e do método de Souto de Moura nos seus diversos aspectos.
A apresentação da exposição “Souto de Moura – Memória, Projetos, Obras” é uma iniciativa da Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Camões em Brasília, em parceria com a casa de Arquitetura – Centro Português de Arquitetura. A realização foi possível graças ao patrocínio da Petrogal Brasil.
A exposição do Paço Imperial é uma versão adaptada da grande mostra do arquiteto realizada na casa de Arquitetura – Centro Português de Arquitetura – na cidade de Matosinhos, instituição para a qual Souto de Moura doou todo seu acervo, composto por 700 maquetes de 700 projetos.