OPERA PRIMA

A Comissão avaliadora interna para indicação dos trabalhos de TCC de 2017 e 2018 à 29ª edição do Prêmio Ópera Prima formada pelos professores Ana Carmen Jara Casco, Rossana Brandão Tavares e Luiz Felipe Machado Coelho de Souza trabalhou entre os dias 16 de setembro e 04 de outubro de 2019 com o objetivo de escolher os três trabalhos mais representativos da escola num universo de aproximadamente 106 TCCs.

Definiu como critério de avalição e corte o universo de trabalhos que tiraram nota 10,0 (dez) e optou por consultar as professoras que supervisionaram a disciplina de TCC nos períodos indicados com o objetivo de ter uma avalição comparativa e de conjunto de cada ano.

A partir destes critérios de corte a comissão se debruçou a analisar e pontuar com os mesmos critérios definidos no Edital do Ópera Prima, 58 trabalhos com o objetivo de chegar a uma lista mínima dos 10 melhores trabalhos da escola entre 2017 e 2018.

É com muita alegria que divulgamos a lista de 11 trabalhos a que chegamos a partir de uma média das notas dos três professores e importa assinalar a excelente qualidade destes finalistas entre os quais tivemos que indicar apenas três (03) ao Prêmio Ópera Prima. Os trabalhos analisados refletem uma escola voltada para a formação de profissionais engajados com a sociedade na qual estão inseridos, motivados por um pensamento crítico a fazerem sua parte na construção de mundos mais dignos e justos nos quais a vida com qualidade seja prioridade.

Gostaríamos de parabenizar os alunos de nossa escola, seus orientadores, nossa comunidade acadêmica que, em última instância, contribui para que estes bons resultados sejam alcançados. Desejamos que notícias como esta estimulem nossos alunos a apostarem cada dia mais na excelência de sua formação profissional.

Atenciosamente,

Comissão Avaliadora Interna

1º lugar: Parque Natural de Filtragem: um exercício projetual como alternativa de despoluição das águas da Baía de Guanabara

Aluno: Renan Guimarães

Orientadora: Fernanda Sánchez

2º lugar: Teatro múltiplo

Aluno: Tiago Tasca Mendes

Orientador: Maurício Campbell

3º lugar: Companhia Brasileira de Ballet: um espaço sede para os talentos da dança clássica brasileira

Aluna: Fernanda Reis Rodrigues

Orientador: Guilherme Figueiredo

4º lugar: O Contraste do Instante

Aluna: Nathalia Gonçalves

Orientador: Jorge Baptista

5º lugar: Palacete das Artes – Proposta de intervenção em patrimônio histórico-cultural

Aluna: Livia Porcino dos Passos

Orientador: José Pessoa

6º lugar: Intervenção urbana na Av. Marquês do Paraná: Proposta para espaço potencial

Aluna: Mayra Duarte Lima

Orientadora: Cristina Nacif

7º lugar: Intervenção Urbana Gráfica: um debate sobre arte, arquitetura e conflitos no espaço urbano

Aluno: Vinicius Lobo da Nóbrega

Orientador: Juarez Duayer

8º lugar: Sustentabilidade na Construção Civil e o desperdício gerado no processo construtivo. Aplicação prática em projeto de creche localizada no município de Niterói – RJ.

Aluna: Francine da Silva Pessoa

Orientador: Ivan Xavier