Seminários EAU/UFF: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Os professores da EAU/UFF neste seminário falam sobre suas experiências e perspectivas em ensino, pesquisa e extensão. Os seminários serão agendados pelos respectivos departamentos da nossa escola.

A Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense dará  continuidade aos seminários de apresentação de projetos de pesquisa e extensão. As atividades serão feitas à distância utilizando a plataforma MEET. As palestras serão disponibilizadas no final deste post após a apresentação. Estamos ainda considerando a possibilidade e exequibilidade de oferecer desertificados aos participantes. Para tal, durante os seminários solicitamos que os interessados coloquem no chat seu nome, matrícula, instituição a que  estão vinculados e e-mail.  Os seminários ocorrerão as terças e quintas  feiras às 16 horas e terão duração máxima de 90 minutos. Não é necessário se inscrever.

Clarissa Moreira

Para dúvidas, contactar o Departamento de Urbanismo através do email: tur.tca@id.uff.br

Esta apresentação ocorrerá no dia 14/07/2020, as 16:00 horas.

Seminário 14/07/20 (Thereza Carvalho): Cidade, modos de ser, de ver e de fazer: interfaces entre urbano e humano

Thereza Christina Couto Carvalho

Thereza Christina Couto Carvalho (Carvalho Santos) é PhD em Desenho Urbano pela Oxford Brookes University (antiga Escola Politécnica da Universidade de Oxford) onde se doutorou em Desenho Urbano, em 1994. É Arquiteta e Urbanista, desde 1975, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula, USU, no Rio de Janeiro, e Mestre em Planejamento Urbano e Regional, desde 1980, pela COPPE/UFRJ, Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Associada de Urbanismo na Universidade Federal Fluminense, desde 2001, onde coordena o grupo de pesquisa e projeto sobre a temática do espaço público, do ordenamento territorial e do urbanismo em escala regional, RCORT/UFF; leciona e orienta temas ligados a urbanismo, habitação e planejamento urbano no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, PPGAU, da UFF, desde 2003; foi professora nos cursos de graduação e pós-graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da da Universidade de Brasília, UnB, de 1990 a 2001; foi Diretora do Centro Integrado de Ordenamento Territorial da UnB, de 1995 a 2001. Ocupou cargos técnicos de assessoria e coordenação no Banco Nacional da Habitação, na Diretoria de Desenvolvimento Urbano da Caixa Económica Federal e na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Desenvolve procedimentos metodológicos e produtos técnicos em urbanismo e planejamento urbano e regional, coordenando equipes tanto na elaboração quanto na avaliação de planos de ordenamento territorial e de valorização ambiental: dentre os quais destaca ?A Perspectiva do Meio Ambiente no Brasil, GEO-Brasil 2002, obra publicada em português e inglês pelo IBAMA, em 2002, e divulgado na Conferencia Internacional de Johanesburgo, África do Sul, no mesmo ano. Coordenou a “Avaliação de Sustentabilidade da Carteira de Projetos do PAC, 2006-2010, integrando o grande esforço do CGEE/MCT em parceria com o Ministério de Planejamento na realização do “Estudo da Dimensão Territorial para o Planejamento Governamental”; coordenou o projeto de extensão UERJ-UFF, de elaboração de proposta de Plano Diretor para a Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro, em 2006.

Links para o próximo julho/2020:

Seminário 16/07/20 (Guilherme Figueiredo, Rubens de Andrade e Adones Nino): Arquitetura, Paisagem e Finitude: conceitos, programas e espaços da casa dos mortos