Seminários EAU/UFF: Ensino, Pesquisa e Extensão

Os professores da EAU/UFF neste seminário falam sobre suas experiências e perspectivas em ensino, pesquisa e extensão. Os seminários serão agendados pelos respectivos departamentos da nossa escola.

A Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense dará  continuidade aos seminários de apresentação de projetos de pesquisa e extensão. As atividades serão feitas à distância utilizando a plataforma MEET. As palestras serão disponibilizadas no final deste post após a apresentação. Estamos ainda considerando a possibilidade e exequibilidade de oferecer desertificados aos participantes. Para tal, durante os seminários solicitamos que os interessados coloquem no chat seu nome, matrícula, instituição a que  estão vinculados e e-mail.  Os seminários ocorrerão as terças e quintas  feiras às 16 horas e terão duração máxima de 90 minutos. Não é necessário se inscrever.

Clarissa Moreira

Para dúvidas, contactar o Departamento de Urbanismo através do email: tur.tca@id.uff.br

Esta apresentação ocorrerá no dia 21/07/2020, as 16:00 horas.

Seminário 21/07/20 (Clarissa Moreira e coletivo em cidade em aberto): Cidade em Aberto

Clarissa Moreira

Clarissa da Costa Moreira é arquiteta e urbanista formada pela FAU/UFRJ, mestre em Urbanismo pelo PROURB/UFRJ e Doutora em Teoria do Urbanismo e Filosofia da Arte e da Arquitetura pela Universidade de Paris 1-Sorbonne. Coordenou o Programa Novas Alternativas na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro atuando na promoção de habitação social no centro da cidade e realizou várias consultorias sobre o tema no Brasil. Atualmente é professora na EAU/UFF, desenvolve o projeto de pesquisa Cidade em Aberto e Cartografias da Cidade em Disputa, em parceria com o Laboratório GPDU. É membro da Rede Universidade Nomade. Publicou « A Cidade Contemporânea entre a Tabula rasa e a Preservação» pela UNESP, 2005 (prêmio ANPUR 2003) e « Ville et Devenir portrait du devenir-village des métropoles», L’Harmattan, 2009, entre diversos artigos e capítulos de livro.
O Coletivo Cidade em aberto é formado por um grupo de pesquisadores e de estudantes trabalhando sobre temas que exploram as várias faces da cidade contemporânea em transformação constante, debatendo seu porvir e explorando problemáticas na interseção do campo da arquitetura e do urbanismo com campos tão diversos quanto a filosofia, a agroecologia, as artes, a geografia e a psicologia. O coletivo publicou recentemente o texto « Dystopies et utopies pandémiques » em parceria com Farid Azib da agência Randja Architecture no site do Pavillion Arsenal em Paris. https://www.pavillon-arsenal.com/fr/et-demain-on-fait-quoi/11777-dystopies-et-utopies-pandemiques.htmll

Links para o próximo julho/2020:

Seminário 23/07/20 (Ana Lucia Vieira dos Santos): Casa Senhoriais: Anatomia dos interiores