Seminários EAU/UFF: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Projeto, Representação Gráfica e Patrimônio Cultural

Os professores da EAU/UFF neste seminário falam sobre suas experiências e perspectivas em ensino, pesquisa e extensão. Os seminários serão agendados pelos respectivos departamentos da nossa escola.

A Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense através do Departamento de Arquitetura, nesta semana apresentará o  seminário do TAR, dando continuidade aos seminários de apresentação de projetos de pesquisa e extensão que foram iniciados no mês de junho de 2020.  As atividades serão feitas à distância utilizando a plataforma MEET. As palestras estarão disponibilizadas no canal do YouTube da nossa escola (Escola de Arquitetura e Urbanismo – UFF ) aos alunos e demais interessados que não tenham facilidade de acesso à internet e/ou outras razões, para visualização posteriormente. Para os alunos participantes e demais interessados serão oferecidos certificados de participação. Para tal, durante os seminários solicitamos que os interessados coloquem no chat seu nome, matrícula/CPF, instituição a que estão vinculados e e-mail.  Este seminário ocorrerá no dia 03/09/20 quinta-feira às 15 horas e terá duração máxima de 90 minutos. A inscrição é obrigatória para a comunidade externa.

Louise Lomardo

Para dúvidas, contactar o Departamento de Arquitetura através do e-mail: tar.tca@id.uff.br

A apresentação ocorrerá no dia 10/09/2020 (Quinta Feira) – 15 horas.

Seminário 10/09 – Professores: Andréa da Rosa Sampaio EAU-UFF/TAR e Guilherme M. M. de Mattos PPGAU-UFF – Pós-Doutorando PNPD CAPES

Título do Seminário: Projeto, Representação Gráfica e Patrimônio Cultural: perspectivas entrelaçadas.

Link somente para e-mails IDUFF @id.uff.br: http://meet.google.com/nca-yprx-gxg

Link comunidade externa preencher o formulário Google Formulário para receber o link no e-mail: https://forms.gle/DrGHgJfzhcXPwUZj7

O formulário deve ser encaminhado até as 13 horas do dia da apresentação!

Resumo do Seminário

PROJETO, REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E PATRIMÔNIO CULTURAL: PERSPECTIVAS ENTRELAÇADAS

A apresentação percorrerá a trajetória no ensino, pesquisa e extensão da Professora Andréa da Rosa Sampaio na EAU/ PPGAU-UFF, com ênfase temática em patrimônio cultural. A abordagem apresentará as perspectivas entrelaçadas dos temas trabalhados ao longo da carreira que culminam nos projetos atuais, sobre reabilitação urbana, patrimônio e habitação, e especialmente, no “Atlas do Patrimônio Urbano da Área Central do Rio de Janeiro”. O Atlas será apresentado por seu parceiro de pesquisa, o Prof. Guilherme Meirelles M. de Mattos, que impulsionou o projeto a partir da articulação com a sua pesquisa de Pós-Doutoramento no PPGAU-UFF “Entre a Preservação e a Renovação Urbana: A Dimensão Urbanística da Salvaguarda do Patrimônio Cultural na Área Central da Cidade do Rio de Janeiro”.

Andréa da Rosa Sampaio

Professor Associado 4 do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Arquiteta e Urbanista (UFF, 1987), Mestre em Desenho Urbano (University of Nottingham, Inglaterra, 1993), Doutora em Urbanismo (PROURB/FAU – UFRJ, 2006), Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (Bolsista CAPES, 2016). Atualmente é pesquisadora do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado – FAPERJ e Bolsista de produtividade CNPq – PQ 2.  Experiência profissional e produção acadêmica com ênfase em patrimônio cultural e reabilitação urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio Cultural, História Urbana, Ordenamento urbanístico e Expressão Gráfica.

Guilherme Meirelles Mesquita de Mattos

Arquiteto e Urbanista (EAU-UFF, 2010), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFF, 2013), e Doutor em Urbanismo (PROURB-UFRJ, 2018). Foi Bolsista de Doutorado Nota 10 da FAPERJ (2016-2018). Atualmente é pesquisador de Pós-Doutorado no PPGAU-UFF (2019-2021), com bolsa PNPD/CAPES, investigando o processo da salvaguarda do patrimônio cultural e a história urbana da Área Central da Cidade do Rio de Janeiro. Realiza pesquisas históricas e iconográficas, análises tipológicas de imóveis de interesse para o patrimônio cultural, e produção de material cartográfico.