A EAU/UFF lança a 1a Edição da Revista Acadêmica RODAPÉ

1a Edição da Revista Rodapé

É com grande satisfação que anunciamos o lançamento da 1ª Edição da Revista Acadêmica Rodapé. A iniciativa da criação da Revista Acadêmica é uma iniciativa dos alunos da EAU/UFF, sob a coordenação da professora Adriana Mattos de Caúla e Silva.

A partir do dia 10 de Setembro de 2020, às 18h, estará disponível na plataforma issuu o pdf da revista para download.

Link para acessohttps://issuu.com/revistarodape/docs/rodap__1a_edi__o__issu_

SINÓPSE
A fim de fortalecer a produção discente como forma de resistência aos ataques às políticas públicas voltadas para a educação, surge a Revista Rodapé, a Revista Acadêmica da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.

A Revista Rodapé representa a valorização da educação pública, estando comprometida com a difusão dos debates, pensamentos e expressões desenvolvidas por aqueles que compõem a comunidade universitária. A Rodapé, com apoio docente, pretende reunir produções discentes em disciplinas, pesquisas, atividades de extensão e trabalhos livres, fortalecendo o debate crítico e transdisciplinar, preservando e valorizando a produção do curso e de seus estudantes.

A primeira edição costura diversos campos relacionados à Arquitetura e Urbanismo. Os debates sobre a produção do espaço urbano coagulam inerentemente ambos os temas. Portanto, o espaço urbano realiza o conflito, ilumina as diferenças, explicita as mais diversas territorialidades, e este centraliza muitos conteúdos da edição. Todavia, o espaço vivido pelo corpo se faz singular em cada experiência. Por um lado, as reflexões sobre a
casa e o habitat podem ressaltar a arquitetura como condição da extensão do corpo à habitação. Por outro, a questão do gênero se apresentou como contraponto à uniformidade das experiências na cidade. Nesta edição, a Revista atravessada pelo exercício de pensar o futuro do solo urbano, apresenta críticas sobre o espaço construído e seus processos, projetos e estudos sobre moradia e habitat, e a temática de gênero. Essas discussões
manifestam-se em diversos formatos de conteúdos, que propõem a experimentação e investigação, tanto através de seus assuntos quanto de sua proposta gráfica.

Portanto, é com muito orgulho, que a Revista Rodapé apresenta sua edição piloto e convida a todos para imergir nesse universo de produções da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Reitor: Antonio Claudio Lucas da Nóbrega

ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO
Decano: Juarez Duayer