LOUISE LAND BITTENCOURT LOMARDO

LOUISE LAND BITTENCOURT LOMARDO, _______, TAR, Associado (DE 40 HORAS), Graduação UFRJ (1981), Mestrado UFRJ (1988) e Doutorado UFRJ (2000).
EAU-UFF

CURRÍCULO

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestre em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutora em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Pós-doutorado no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems ISE de Freiburg, Alemanha e PPE/COPPE/UFRJ (2012/2013). É Cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e foi Pesquisadora 2 do CNPq (2015/17). Atualmente é pesquisadora e professora titular dos cursos da graduação e pós-graduação da Escola de Arquitetura e Urbanismo e pesquisadora do IVIG/COPPE/UFRJ. É líder e coordenadora do grupo de pesquisa CNPq: “Laboratório de Conservação de Energia e Conforto Ambiental – LabCECA/UFF – Ombudsman da Cidade” e do respectivo laboratório. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura, Eficiência Energética, Tecnologia e Conforto Ambiental, atuando principalmente nos temas: regulamentação para a eficiência energética dos edifícios, projeto de arquitetura, conservação de energia, arquitetura bioclimática, acústica arquitetônica e sustentabilidade ambiental. Recebeu o 1o lugar do Prêmio PROCEL de Conservação de Energia, categoria projeto de arquitetura nas edições de 2005 e 2007. Recebeu o 1o lugar no Prêmio Light/Instituto dos Arquitetos do Brasil/Clube de Engenharia de Conservação de Energia nos Edifícios de 1988. Atua, ainda, como membro da Secretaria Técnica Edificações do GT para melhoria da eficiência energética das edificações, do Ministério das Minas e Energia. É avaliadora da ANTAC e foi Vice-Diretora da Escola de Arquitetura e Urbanismo nos períodos de 2008-2012 e 2016-2018.

DEPARTAMENTO: TAR – Departamento de Arquitetura

VÍNCULO: (40hDE) – Currículo Lattes

DISCIPLINAS MINISTRADAS NA GRADUAÇÃO: A Conservação de Energia em Edifícios; Conforto Ambiental 2; Projeto de Arquitetura VIII; Conforto Ambiental; Projeto de Arquitetura V

 

LIVROS PUBLICADOS:

LOMARDO, L. L. B.; ROSA, Carla Cristina ; Brasil, P. . Conforto Ambiental, Sustentabilidade e Eficiência Energética no Espaço Construído.1. ed. Niterói: ALSouto, 2011. v. 1. 128p .

LOMARDO, L. L. B.. Coletânea de Projetos de Arquitetura – VII Bienal Miguel Aroztegui. 1. ed. Niterói: , 2011. v. 500. 200p .

LOMARDO, L. L. B.. Eficiência energética nos edifícios e sustentabilidade no ambiente construído. 1. ed. Rio de Janeiro: Eletrobras, 2011. v. 1.

LOMARDO, L. L. B.; BARROSOKRAUSE, Claudia . Caderno Eficiência Energética nas Habitações de Interesse Social Brasileiras. 1a. ed. Brasilia: Ministério das Cidades, 2006. v. 5000. 90p.

PESSÔA, José. Estudos de Tombamento. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1995. v. 1. 140p.

LOUISE LAND BITTENCOURT LOMARDO

Estudos para o estabelecimento de edifícios com balanço zero de energia no Brasil

Estudo sobre a projeção de sombras nas praias de Niterói: Da geometria à saúde

Resfriamento de alta eficiência e conforto térmico em edifícios em escritórios em regiões de clima quente e úmido: monitoração a longo prazo, estudo de campo com os ocupantes e estudos de simulação

Estimativa do potencial de conservação de energia do Regulamento Técnico da Qualidade para Edifícios Comerciais e de Serviços (RTQ-C)

Analysis of the Potential for Establishing Net‐Zero‐Energy Nonresidential Buildings in the Semi‐Humid Climate Regions of Brazil

Desenvolvimento e Validação de Instrumento de Avaliação da Qualidade Ambiental para Identificação da Precariedade em Habitações Informais

Análise da interferência de elementos do microclima no Regulamento Técnico da Qualidade para Edifícios Comerciais e de Serviços RTQ-C.

R3E Rede de Eficiência Energética

Pesquisas para Conservação de Energia

Sustentabilidade das Construções : Técnicas e Tecnologias para Eficiência Energética e Redução das Emissões de GEEs

Capacitação do LABCECA – UFF para aplicação e avaliação da etiquetagem voluntária de eficiência energética dos edifícios

Avaliação do desempenho Térmico de Módulos Construídos

Impactos da Adequação Climática sobre a Eficiência Energética eo Conforto Ambiental de Edifícios de Escritórios do Brasil

 

Skip to content