ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Formulário n° 05 Organização Curricular

           O Projeto Político Pedagógico da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense apresenta a organização do currículo e seu elenco de disciplinas e atividades dispostos por períodos, através da grade curricular ou fluxograma de graduação. Esta disposição resulta de diversas reuniões, tanto do NDE – Núcleo Docente Estruturante, do Colegiado de Curso ou, ainda em reuniões ampliadas envolvendo toda a comunidade escolar.

Esta proposta de ensino de graduação envolve a oferta de disciplinas obrigatórias ministradas por sete departamentos distintos da Universidade Federal Fluminense, cujas siglas aparecem no fluxograma junto aos respectivos nomes das disciplinas: o Departamento de Arquitetura (TAR) e o Departamento de Urbanismo (TUR), representam um percentual maior de disciplinas oferecidas, juntos compõem a estrutura departamental da Escola de Arquitetura e Urbanismo (TCA). Ainda existem disciplinas que, por seu caráter interdepartamental, estão ligadas à Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo (TGA). A seguir, o Departamento de Engenharia Civil (TEC) e o Departamento de Desenho Técnico (TDT) oriundos da Escola de Engenharia, o Departamento de Artes (GAT) do Instituto de Artes e o Departamento de Topografia (GAG) oriundo do Instituto de Geografia.

O NDE avalia positivamente essa estrutura multidepartamental, uma vez que está vinculada ao entendimento da universidade enquanto espaço voltado para a diversidade de saberes em convívio. Além do compartilhamento de equipamentos de maior custo como laboratórios e outras bibliotecas, a presença de diversos departamentos de outras unidades no curso de graduação endossa a arquitetura e o urbanismo como campos de conhecimentos revelados e ampliados através da inter e transdisciplinaridades.

Em relação ao ciclo de fundamentação deste currículo são indicados verbos orientadores para a formulação da proposta e utilizados como princípios didáticos norteadores, tais como: estimular, seduzir, sensibilizar, compreender; no intuito de atender reivindicações discentes, e mesmo docentes, sobre a ausência de estímulos relacionados com experimentações mais diretas da Arquitetura e Urbanismo.

Desde o primeiro período é pensado um elenco de disciplinas que, ainda que relacionadas com conteúdos de fundamentação objetivam transmitir a compreensão da importância e diversidade das funções da arquitetura e do urbanismo na sociedade contemporânea, bem como dos papeis sociais do arquiteto e urbanista. A disciplina “Arquitetura, Urbanismo e Sociedade” enfatiza a compreensão dos conceitos mais utilizados, amplitude e objetivos sociais da Arquitetura e do Urbanismo, aspectos que devem ser compreendidos e valorizados antes de serem apresentadas as questões de projeto e de teoria. 

A disciplina Fundamentos para a Modelagem dos Sistemas Estruturais, situada no primeiro período letivo é introdutória aos princípios físicos e matemáticos indispensáveis para as análises estruturais e também, através da utilização de modelos ilustrativos e didáticos, volta-se para fins de compreensão da dinâmica do funcionamento em relação aos esforços solicitantes atuantes. Esta disciplina representa o esforço conjunto para aprimorar os aspectos didáticos e de compreensão dos conteúdos das disciplinas relacionadas ao ensino dos Sistemas Estruturais. Historicamente, ao longo do curso, tais disciplinas, ministradas por docentes do Departamento de Engenharia Civil apresentam altos índices de reprovação e determinavam até a evasão escolar na graduação desta Escola. Para tanto, após diversas reuniões foram reorganizados seus conteúdos de modo articulado com as experiências projetuais praticadas pelos alunos.

Em relação aos demais períodos foram sugeridos verbos como organizar, integrar, conduzir, que remetem a junção da fragmentação anteriormente criticada e possibilitam a maior integração entre as diversas disciplinas, considerando a complexidade gradual de seus conteúdos e suas inter-relações de seus aspectos teóricos e práticos com as demais disciplinas cursadas no período letivo ou na sequencialidade horizontal.

As disciplinas de projeto como momentos de síntese e aplicação dos conteúdos ministrados pelas diferentes disciplinas. Nesse sentido, o ensino da disciplina Projeto de Arquitetura foi amplamente discutido e revisado para fins de garantir avanços e melhoras na produção arquitetônica na graduação, motivando diversas alterações e o redesenho da organização curricular. Foram reforçados os estudos iniciais de concepção da forma, as articulações com o ensino de representação gráfica e uma nova disciplina de projeto de arquitetura foi implantada no oitavo período, voltada para o aprofundamento da parte executiva.

A principal alteração introduzida neste currículo é a proposta de criação de dois momentos de integração temática no curso, mais precisamente no quinto e oitavos períodos quando uma temática comum será abordada em seus diferentes aspectos pelas disciplinas integrantes do período. As integrações temáticas são períodos em que uma disciplina de projeto conta com o apoio direto de outras disciplinas trabalhando sobre uma temática comum.

No quinto período é proposta a primeira integração temática voltada para a produção do objeto arquitetônico e suas relações mais imediatas com o meio urbano, abordadas no projeto de paisagismo de modo integrado. Subsídios para a compreensão e elaboração de um projeto tecnicamente viável são propiciadas pelas disciplinas de instalações, materiais e sistemas estruturais. Sendo assim a partir do quinto período o estudante estará dotado de uma compreensão sólida dos princípios de funcionamento e estruturação do objeto arquitetônico e de sua inserção na paisagem, podendo partir para os projetos de maior complexidade que serão abordados nas disciplinas de projeto dos períodos seguintes, tais como projeto de Restauração, de Edificações de Interesse social (Habitação Popular) e dois projetos de arquitetura voltados para a ampliação de aspectos executivos.

No oitavo período ocorre a segunda integração temática, que contempla mais profundamente aspectos e relações com a cidade e a escala urbana. Nesta, a disciplina Projeto de Urbanismo III, dada a complexidade das intervenções desta natureza, sempre vinculadas com questões urbanísticas se vincula ao Planejamento Urbano e Regional, debruçadas sobre uma temática comum e trabalhada de modo integrado. A Viagem de Estudos II, também articulada é a oportunidade de convívio real em maior imersão nos múltiplos aspectos da realidade urbana estudada no período.

Esta abordagem da Arquitetura e Urbanismo em sua totalidade, de modo trans e interdisciplinar é a que mais se aproxima da prática profissional e é esperado que propicie momentos de profícuo amadurecimento para estudantes e mesmo professores, uma vez que rompe com o entendimento da disciplina enquanto “caixa isolada”.

Para a obtenção dos resultados esperados será necessário que o estudante se matricule em todas as disciplinas das integrações temáticas, forçando deste modo a um alinhamento em dois períodos chaves ao longo do curso e minimizando, deste modo, o curso aleatório do fluxograma. Estrategicamente alocados, o quinto período sinaliza para a entrada na fase profissional e o oitavo encerra a mesma e prepara para a fase conclusiva do curso que culmina com o Trabalho Final de Graduação.

O nono período, período de síntese da preparação do TCC, contemplando as novas disciplinas Estágio Supervisionado & Exercício Profissional e Introdução ao TCC. A primeira será a oportunidade de trabalhar com relatos e exercícios de estudantes sobre as suas experiências de Estágio Supervisionado como referências para se pensar o Exercício Profissional, apresentando ainda diversos aspectos deste exercício profissional a serem considerados quando egressos. Nesta disciplina, serão validadas as atividades de estágio profissional dos alunos, cumprindo o que estabelece a Diretriz Curricular, que entende o estágio com conteúdo curricular obrigatório. A disciplina Introdução ao TCC trabalha as bases conceituais, de pesquisa e aspetos norteadores para a confecção do Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso, antecipando a fase inicial de elaboração do documento que antecede o TCC que, em alguns casos consome muito tempo do estudante. A intenção é garantir trabalhos melhor fundamentados e, sendo assim, possibilitar maior tempo de dedicação e segurança no trato do Trabalho de Conclusão de Curso.

Para fazer o download do Fluxograma em formato “.pdf” Clique aqui!

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