TAR00073 – SISTEMAS GEOMÉTRICOS DE REPRESENTAÇÃO

Carga horária total: 75h
Carga horária teórica: 30h
Carga horária prática: 45h

Programas Plenos da disciplina:

Ementa:

Materiais do desenho técnico. Fundamentos da geometria aplicada à organização tridimensional do espaço. Noções básicas da geometria euclidiana: lugar geométrico, divisões de retas e de circunferências e cálculo de áreas. Geometria descritiva. Sistema de representação ortogonal em arquitetura: plantas, cortes e elevações. Normas de representação em arquitetura. Perspectivas paralelas e cônicas.

Objetivos:

Conhecer os principais instrumentos da representação gráfica. Desenvolver o raciocínio espacial a partir da geometria. Adaptar-se ao ambiente de trabalho sobre a prancheta e material de desenho. Compreender as noções básicas da geometria euclidiana e da geometria descritiva. Aprender o sistema de projeções ortogonais. Representar no plano o objeto tridimensional. Praticar a construção de volumes, por modelos reduzidos, a partir de representações ortogonais nos planos horizontal e vertical. Realizar desenhos técnicos, plantas, cortes e elevações, a partir de um modelo reduzido. Conhecer normas de representação utilizadas no desenho arquitetônico em suas etapas principais. Conhecer os principais sistemas de representação do objeto arquitetônico em perspectivas paralelas e cônicas.

Bibliografia Básica:
Clique aqui para ir para o sistema de bibliotecas Pergamum UFF

ABNT. Coletânea de normas para desenho arquitetônico.

CHING, Francis D. K. Representação Gráfica em Arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 1996.

CHING, Francis D. K., JUROSZEK, Steven. Representação Gráfica para Desenho e Projeto. Barcelona: Gustavo Gilli, 2001.

FARRELLY, Lorraine. Técnicas de representação em arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MONTENEGRO, Gildo A. Desenho Arquitetônico. São Paulo: E. Blucher, 2001.

PRINCIPE JUNIOR, A. dos R. Noções de geometria descritiva, v. 1. São Paulo: Nobel, 1983,7ª ed.

Bibliografia Complementar:

CHING, Francis D. K. Arquitetura: Forma, Espaço e ordem. Porto Alegre: Bookman, 2013.