TAR00087 – PROJETO DE ARQUITETURA V – HABITAÇÃO SOCIAL

Disciplina obrigatória – 6º Período
Departamento de execução: TAR – Departamento de Arquitetura
Carga horária total: 90h
Carga horária teórica: 30h
Carga horária prática: 60h

Programas Plenos da disciplina: 

Ementa:

Planejamento e projeto do espaço habitacional dos grupos de baixa renda. O espaço individual e coletivo. Funções, dimensões e usos. Correlação entre setor e cidade. Adequação e integração ao meio urbano. Sustentabilidade do habitat. Racionalidade do Processo Construtivo. Conforto Ambiental e Eficiência do consumo de energia.

Objetivos:

Pretende-se, através dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, contribuir para uma melhor compreensão da realidade habitacional dos segmentos populacionais de baixa renda. A elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos ligados ao tema possibilitará aos alunos uma experiência de trabalho nesse campo, seja através do desenvolvimento de propostas de intervenção urbanística em assentamentos informais consolidados, seja pela concepção de conjuntos habitacionais de interesse social.

Bibliografia Básica:
Clique aqui para ir para o sistema de bibliotecas Pergamum UFF

ABRAMO, Pedro. (organizador.). A Cidade da Informalidade: O desafio das cidades latinoamericanas. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 2003.

ARTIGAS, João Vilanova. A função social do arquiteto. São Paulo, Fundação Vilanova Artigas/Nobel, 1986

AZEVEDO, Sérgio e ANDRADE, Luiz A. Habitação e Poder. Da Fundação da Casa Popular ao Banco Nacional da Habitação, Zahar ed., RJ, 1982.

BASTOS, Maria Alice Junqueira & ZEIN, Ruth Verde. Brasil: Arquiteturas Após 1950. S.P., Perspectiva, 2010.

BENETTI, Pablo. Habitação Social e Cidade: Desafios para o ensino de projeto. PROURB-UFRJ, RioBook’s, Rio de Janeiro, 2013.

BONDUKI, Nabil. Origens da habitação social no Brasil. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.

BONDUKI, Nabil. Habitação e Autogestão – Construindo Territórios de Utopia. Rio de Janeiro, FASE, 1992

BONDUKI, Nabil. Habitat: As práticas bem sucedidas em habitação, meio ambiente e gestão urbana nas cidades brasileiras. São Paulo, Studio Nobel, 1996.

BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1981.

CARDOSO, Adauto Lucio. O Programa Favela-Bairro: Uma avaliação. Anais do Seminário de Avaliação de projetos IPT em habitação e meio ambiente: assentamento urbano precário. Coordenadores: Ros Mari Zenha e Carlos Geraldo Luz de Freitas. São Paulo: IPT, 2002.

CONCURSO MORAR CARIOCA: PLANO MUNICIPAL DE INTEGRAÇÃO DE ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS INFORMAIS. Catálogo propostas metodológicas. Rio de Janeiro, Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/RJ, 2011.

DUARTE, Cristiane.; SILVA Osvaldo.; BRASILEIRO, Alice. (organizadores). Favela, Um Bairro: Propostas Metodológicas para Intervenção Pública em favelas do Rio de Janeiro. Pro-Editores, São Paulo, 1996.

DAVIDOVICH, Fany. Programa Favela-Bairro e as tendências de reestruturação da metrópole – o caso do Rio de Janeiro. In: Anais do 7° Encontro Nacional da ANPUR, Recife, 1997.

LAGO, Luciana Corrêa. “A metrópole desigualmente integrada: as atuais formas de produção e (não) acesso ao espaço construído no Rio de Janeiro”. Anais do IX Encontro Nacional da ANPUR – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – Rio deJaneiro –28 de maio a 1 de junho de 2001.

MARICATO,E. A Produção Capitalista da Casa (e da Cidade) no Brasil Industrial, SP: ed.Alfa Ômega, 1979.

MARICATO,E. Política Habitacional no Regime Militar: do Milagre Brasileiro à Crise Econômica, RJ: ed. Vozes, 1987.

MARICATO,E. Habitação e Cidade. Editora Atual, São Paulo, 1997.

MARICATO,E. Metrópole na Periferia do Capitalismo: Ilegalidade, Desigualdade e Violência. Editora HUCITEC, São Paulo, 1996.

MASCARÓ, Juan Luis. Manual de Loteamentos e Urbanização. Sagra – D. C. Luzzatto Editores, Porto Alegre, 1994.

MASCARÓ, Juan Luis. Desenho Urbano e Custos de Urbanização. Luzzatto Editores, Porto Alegre, 1989.

MORETTI, Ricardo de Souza. Loteamentos: Manual de Recomendações para Elaboração de Projeto. Editores Associados Ltda., São Paulo, 1991.

PASTERNAK TASCHNER, Susana. Favelas e Cortiços no Brasil: 20 anos de Pesquisas e Políticas. Cadernos de Pesquisa do LAP – 18 Revista de Estudos sobre Urbanismo, Arquitetura e Preservação. Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.Março/Abril de 1997.

PLANO DE REABILITAÇÃO E OCUPAÇÃO DOS IMÓVEIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, NA ÁREA CENTRAL DO RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Habitação / Laboratório de Habitação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010.

RIBEIRO, Luiz César Queiróz. Dos Cortiços aos Condomínios Fechados: As formas de produção de moradia na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira: IPPUR/UFRJ. 1997.

SANTOS, Carlos Nelson Ferreira. A Cidade como um Jogo de Cartas, Niterói. Universidade Federal Fluminense; EDUFF, São Paulo, Projetos Editores, 1988.

SANTOS, Carlos Nelson Ferreira. “Assentamentos Urbanos Marginais e Habitação: ações para superar a pobreza”, in Revista de Administração Municipal, 190, jan./mar.-1989, Rio de Janeiro.

SANTOS, Carlos Nelson Ferreira. Movimentos sociais urbanos no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Zahar. 1981.

SEGAWA Hugo. Arquiteturas no Brasil – 1900-1990. São Paulo, Edusp, 1999.

TURKIENICZ, Benamy et MALTA, Maurício (organizadores). Desenho Urbano: Anais do II SEDUR – Seminário sobre Desenho Urbano no Brasil. Co-edição CNPq/FINEP/PINI, São Paulo, 1988.

TURNER, John. Vivienda, todo el poder para los usuarios – hacia la economia en la construcción del entorno. Madrid, H. Blume, Ediciones. 1977.

TURNER, John. Freedom to build. Collier Macmillan, New York, 1972.

VALLADARES, Lícia (organizadora.) – Habitação em Questão, Zahar, Rio de Janeiro, 1980.

VAZ, Lilian F. Modernidade e Moradia: habitação Coletiva no RJ, séculos XIX e XX. FAPERJ e 7 letras, RJ, 2002.

ZALUAR, Alba et ALVITO, Marcos – Um Século de Favela, FGV ed, RJ, 1998.

Skip to content