TAR00089 – PRINCÍPIOS DA CONSERVAÇÃO DOS BENS CULTURAIS

Carga horária total: 45h
Carga horária teórica: 30h
Carga horária prática: 15h

Programas Plenos da disciplina:

Ementa:

Conceitos de monumento histórico e artístico, bem cultural e ambiental. Conceitos e instrumentos aplicáveis à conservação e restauração de bens culturais. História da conservação, proteção e restauração do patrimônio cultural. As diversas teorias de restauração. As cartas patrimoniais. Os Marcos legais de proteção ao patrimônio cultural. Do monumento isolado ao centro histórico. Entornos. A preservação dos bens culturais hoje: significados e instrumentos.

Objetivos:

Conhecer os princípios gerais da conservação dos bens culturais. Estudar as diversas escolas de restauração dos bens materiais – referências históricas e influências. Conhecer as experiências contemporâneas de conservação, instrumentos e métodos de preservação do patrimônio – bens imateriais e educação patrimonial. Estudar propostas de proteção de bens culturais.

Bibliografia Básica:
Clique aqui para ir para o sistema de bibliotecas Pergamum UFF

BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. São Paulo: Artes & Ofícios, 2004.

BOITO, Camilo. Os Restauradores. São Paulo: Artes & Ofícios, 2002.

CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade: Ed. UNESP, 2001

CURY, Isabelle (Org.). Cartas Patrimoniais. Coleção Edições do Patrimônio. Brasília: IPHAN, 2004

FONSECA, Maria Cecília Londres. O Patrimônio em Processo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/ IPHAN, 1997.

GIOVANNONI, Gustavo. Gustavo Giovannoni. Textos Escolhidos. Cotia, SP: Ateliê Editorial. 2013

INSTITUTO MUNICIPAL DE ARTE E CULTURA. Corredor Cultural: como recuperar ou reformar seu imóvel. Rio de Janeiro: RIOARTE/ lPLANRIO, 1985.

IPHAN, I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural. Ouro Preto – MG, 2009, v.1. Brasília-DF: IPHAN, 2012.

KÜHL, Beatriz. Arquitetura de Ferro e Arquitetura Ferroviária: reflexões sobre a sua preservação. São Paulo: Ateliê Editorial/ FAPESP/ Secretaria de Cultura, 1998.

RIEGL, Alois. O culto moderno dos monumentos: sua essência e sua gênese. Goiana: Editora da UCG, 2006.

RUSKIN, John. A Lâmpada da Memória. São Paulo: Ateliê Editorial. Col. Artes & Ofícios, 2008.

VIOLLET- LE – DUC, Eugene. Restauração. São Paulo: Artes & Ofícios, 2000.

Bibliografia Complementar:

GUELMAN, Regina P. (Org.) A Preservação do Patrimônio Cultural em Niterói. Niterói: Fundação de Arte de Niterói, 2007

PREFEITURA da Cidade do Rio de Janeiro. Guia do Patrimônio Cultural Carioca. Bens Tombados 2014. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2014.

RIBEIRO, Rafael Winter. Paisagem cultural e patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN, 2007.