TUR00044 – ANÁLISE E EXPRESSÃO NO URBANISMO

Carga horária total: 75h
Carga horária teórica: 45h
Carga horária prática: 30h

Programas Plenos da disciplina:

Ementa:

Tipologia e morfologia de espaços urbanos públicos e privados; espaços de circulação e espaços de permanência. Mapeamento do tecido urbano, uso do solo, densidade construída e gabarito, hierarquia do sistema viário, fluxos e condicionantes naturais. A questão fundiária e o mercado imobiliário. Os instrumentos básicos de controle da produção do espaço. Técnicas expressivas para a observação, representação e composição do espaço urbano. Representação gráfica da paisagem urbana e suas intervenções, em diferentes escalas, com o uso de meios e técnicas expressivas, incluindo o desenho de observação, diagramas e mapas, o croquis, colagem e fotomontagem, noções de fotografia e mídias digitais.

Objetivos:

Desenvolver a capacidade de análise crítica do espaço urbano através da representação de seus processos de adaptação, transformação e crescimento. Utilizar representações gráficas e digitais para a análise crítica das intervenções físicas na cidade. Conhecer os instrumentos básicos de controle de intervenções no espaço urbano, bem como as dos seus efeitos e manifestações na cidade. Analisar a morfologia urbana e suas tipologias; a paisagem urbana; o uso do solo e seus instrumentos de controle no espaço urbano; o significado das formas urbanas através de suas representações. Familiarizar-se com diferentes técnicas expressivas enquanto meio de reflexão e representação de uma dada realidade.

Bibliografia Básica:
Clique aqui para ir para o sistema de bibliotecas Pergamum UFF

BERENSTEIN JACQUES, Paola. Apologia da deriva, escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro:
Casa da Palavra, 2003.
CORREA, Roberto L. O espaço Urbano. São Paulo: ed. Ática, 1989.
CULLEN, Gordon. Paisagem urbana. Lisboa: Edições 70, 1990.
KOHLSDORF, Maria Elaine. A apreensão da forma da cidade. Brasília: ed. UnB, 1996.
LAMAS, José Ressano Garcia. Morfologia urbana e desenho da cidade. Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian – Junta Nacional de Investigação Científ ica, 1992.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
PANERAI, Philippe. Análise urbana. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

Bibliografia Complementar:

EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.
GOULART, Nestor. Quadro da arquitetura no Brasil. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1970.