TUR00047 – TEORIA E HISTÓRIA DO URBANISMO II

Carga horária total: 60h
Carga horária teórica: 60h
Carga horária prática: 0h

Programas Plenos da disciplina: Em breve.

Ementa:

Conceitos e teorias da cidade contemporânea. A cidade como manifestação social: emergência da cidade e a divisão social do trabalho. A lógica espacial da cidade: atores urbanos, classes e contradições sociais. A cidade como suporte à vida social e à reprodução material da sociedade. A morfologia urbana. Relações entre edificação, rua e movimento de pedestre e veículos. Formas de crescimento e estruturação urbanos. Problemas e conflitos da cidade contemporânea: padrões espaciais e seus impactos. Desenvolvimento de diagnósticos.

Objetivos:

Conhecer conceitos e teorias concernentes à cidade contemporânea, à morfologia e às dinâmicas de transformação urbana. Entender a cidade, seus atores, formas e dinâmicas. Compreender a cidade como fenômeno socioespacial complexo. Analisar problemas da cidade contemporânea e explorar a teoria como meio para construção de diagnósticos e propostas urbanas.

Bibliografia Básica:
Clique aqui para ir para o sistema de bibliotecas Pergamum UFF

ABRAMO, P. “A cidade com-fusa: mercado e a produção da estrutura urbana nas grandes cidades latino-americanas.” In: Anais do XIII Encontro da ANPUR. Florianópolis, 2009.

BAUMAN, Z. Confiança e medo na cidade. São Paulo: Zahar, 2009.

BOURDIEU, P. “Espaço social e espaço simbólico”. In: Razões Práticas, Sobre a Teoria da Ação . Campinas, SP: Papirus, 1996. p. 13-33.

GOFFMAN, E. Comportamento em lugares públicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

GOTTDIENER, Mark. A produção social do espaço urbano. 2ª ed. 1ª reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.

HARVEY, D. (1980) A justiça social e a cidade. São Paulo: Hucitec, 1980.

_____. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

HOLANDA, F. O espaço de exceção. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002.

JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

KRAFTA, R. Notas de aula de morfologia urbana. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2014.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Documentos, 1974.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

PANERAI, Philippe. Análise urbana. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

PANERAI, P.; CASTEX, J.; DEPAULE, J-C. Formas urbanas: a dissolução da quadra. Porto Alegre: Bookman, 2009.

SANTOS, C.N.; VOGEL, A.; MELLO, M.A. Quando a rua vira casa. São Paulo: Projeto, 1985.

SIMMEL, G. “Metrópole e a vida mental” in Velho, O. (org.), O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

SOJA, E. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1992.

TUAN, Y. (1983) Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

Bibliografia Complementar:

ABRAHÃO, Sérgio Luís. Espaço público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.

MATTA, Roberto da. A casa & a rua.: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco,1997.

NETTO, V.M.; SABOYA, R.T. A urgência do planejamento. In: Suely Gonzales, Jorge Francisconi, Aldo Pavani. (Org.). Planejamento e urbanismo na atualidade brasileira: objeto, teoria e prática. 1ª ed. Brasília, 2013. v. 1, p. 221-253.

NETTO, V.M.; VARGAS, J.C.; SABOYA, R.T. “(Buscando) os efeitos sociais da morfologia arquitetônica” Urbe – Revista Brasileira de Gestão Urbana , 2012. v. 4, n. 2.

ROGERS, R.; Gumuchdjian, P. Cidades para um pequeno planeta. Lisboa: Gustavo Gili, 2002.1997