TUR00048 – TEORIA DA PAISAGEM E DO PAISAGISMO

Carga horária total: 45h
Carga horária teórica: 45h
Carga horária prática: 0h

Programas Plenos da disciplina:

Ementa:

Abordagem teórico-conceitual sobre questões relativas à Paisagem, considerando a evolução desse conceito e suas relações com os conceitos de Ambiente e Cultura. Contextualização histórico-cultural dos conceitos de Paisagem e do Paisagismo como subsídios ao projeto paisagístico. A presença da vegetação na estruturação, no ordenamento e na dinâmica ambiental de espaços urbanos públicos e privados. Questões teóricas contemporâneas sobre paisagismo e o enfoque ambiental.

Objetivos:

Desenvolver conhecimentos teóricos voltados à percepção, conceituação, análise e crítica da paisagem. Conhecer critérios e referências para o estudo e pesquisa sobre o paisagismo, suas representações, modelos históricos e tipologias. Refletir sobre o campo do paisagismo na contemporaneidade, com sua pluralidade de enfoques e abordagens, bem como o papel do arquiteto e urbanista neste campo.

Bibliografia Básica:
Clique aqui para ir para o sistema de bibliotecas Pergamum

ABREU, Maurício. Evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPLANRIO/Zahar, 1997.

CULLEN, Gordon. Paisagem urbana. trad. de Isabel Correia e Carlos de Machado. Lisboa: Edições 70, 1984.

REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1970.

JELLICOE, Susan&Geoffey. El paisagismo del hombre: la conformación del entorno desde la prehistoria hasta nuestros días. Barcelona: Editorial Gili, 1995.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

MACEDO, Silvio Soares (org.). Paisagem e ambiente. Ensaios nª1, 2, 3, 4, e 5. São Paulo, FAU/USP, 1982/92.

_____. Quadro do paisagismo no Brasil. Coleção Quapá, V. 1. São Paulo: FAUUSP, 1999.

MACEDO, Sílvio Soares; SAKATA, Francine Gramacho. Parques urbanos no Brasil. 2ª. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003. Coleção Quapá.

RELPH, Edward. A paisagem urbana moderna. trad. Ana MacDonald de Carvalho. Lisboa: Edições 70, 1987.

ROBBA, Fábio; MACEDO, Sílvio Soares. Praças brasileiras. São Paulo: Edusp, 2003.

Bibliografia Complementar:

CALVINO, Italo. Cidades invisíveis. Buenos Aires: Minotauro, 1984.

CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2007.

CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço e ordem. Trad. Alvamar Helena Lamparelli. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MARX, Roberto Burle. Arte e paisagem: conferências escolhidas. São Paulo: Ed. Nobel, 1987.

TANGARI, Vera et al. Sistemas de espaços livres, o cotidiano, apropriações e ausências. Rio de Janeiro: PROARQ-UFRJ, 2009.

TERRA, Carlos et al. Coleção paisagens culturais 1,2 e 3. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes – UFRJ, 2008.

_____. Leituras paisagísticas: teoria e práxis 1, 2, 3 e 4. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013.