No dia 25 de novembro, na abertura do 39º ENSA, ocorreu a solenidade 10º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2015, na qual dois ex-alunos da EAU-UFF foram prestigiados.
Tendo concorrido na categoria “Arquiteta e Urbanista do Ano 2015 – Setor Privado”, Mariana Estevão criou, em 2011, o projeto Arquiteto de Família, uma metodologia de assistência técnica para habitação de interesse social que reúne estratégias de melhoria das condições de habitabilidade de moradias auto-construídas. No ano seguinte, fundou a ONG Soluções Urbanas para captar recursos para a viabilização do Projeto.
Arquiteto de Família atua promovendo reformas que resultam em uma habitação saudável no contexto de uma família e de seus problemas. Sua metodologia é inspirada no programa Médicos de Família. O projeto tem como objetivo principal propiciar mais qualidade de vida e saúde aos moradores. Para isso, são realizados mutirões, com a participação das famílias, para construção e reforma de moradias, obras por empreitadas contratadas e orientação à autoconstrução.
O projeto está em prática no Morro do Vital Brazil, em Niterói, Rio de Janeiro, como uma ação de responsabilidade social por meio de uma Cooperação Técnico-Científica entre a Soluções Urbanas e o Instituto Vital Brazil. Entre 2009 e 2011, a iniciativa contou com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
Entre outras maneiras, as obras são viabilizadas por meio do Eccobanco, dinheiro usado na comunidade para que o morador possa trocar caixas tetra pack pela moeda social. A troca do Eccobanco por material de construção acontece na Feira de Trocas Solidárias realizada a cada dois meses. Outro meio de acesso aos recursos é pelo microcrédito habitacional, por fundo gerido pela própria Soluções Urbanas.
Já na categoria “Arquiteto e Urbanista do Ano 2015 – Jovem Arquiteto”, Lucas Alencar Faulhaber Barbosa, atua como profissional e militante junto ao movimento popular de moradia de reforma urbana prestando assessoria técnica.
É mestrando do Instituto de Planejamento Urbano e Regional da UFRJ e membro pesquisador do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN). De 2010 a 2011, foi Diretor Geral da FeNEA.
Junto com a jornalista Lena Azevedo, é autor do livro SMH 2016: REMOÇÕES NO RIO JANEIRO OLÍMPICO, uma criteriosa pesquisa que trata das remoções ocorridas no Rio de Janeiro no contexto da preparação para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Baseados em dados da própria prefeitura, o livro mostra um assustador número de 65 mil removidos e conta como esse processo aconteceu e a que interesses ele atende. Na segunda parte da publicação, relatos de moradores que resistiram ou foram removidos demonstram como este é um processo que envolve muita violência, física e mental.
Assista ao vídeo produzido pela FNA que retrata as experiências e área de atuação de cada um dos premiados:
Confira aqui a lista completa dos premiados no 10º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2015:
Categoria Arquiteto e Urbanista do Ano 2015 – Setor Público
Luiz Philippe Peres Torelly (DF) – indicado pelo Sinarq-DF
Diretor do Departamento de Articulação e Fomento do IPHAN
Categoria Arquiteta e Urbanista do Ano 2015 – Setor Privado
Mariana Estevão (RJ) – indicada pelo SAERGS
Ong Soluções Urbanas – projeto Arquiteto de Família
Viviane Santi Martins (RS) – indicada pelo SAERGS
Ohasis Arquitetura Sustentável
Categoria Arquiteto e Urbanista do Ano 2015 – Jovem Arquiteto
Lucas Alencar Faulhaber Barbosa (RJ) – indicado pelo presidente da FNA, Jeferson Salazar
Mestrando em Planejamento Urbano – Instituto de Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e assessor técnico e militante do Movimento Nacional de Luta por Moradia no RJ.
Juliano Marini de Oliveira (SC) – indicado pelo SASC
Imoveline Arquitetos
Categoria Arquiteto e Urbanista do Ano 2015 – Homenagem Especial
Usina – Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado (SP) – indicada pelo SASP
Fundada em junho de 1990, presta assessoria técnica a movimentos sociais e já participou da concepção e execução de mais de 5.000 unidades habitacionais.
Fonte: