ACESSIBILIDADE – METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO

 

Autor(es)

Ana Lúcia Torres Seroa da Motta
Beatriz Cunha Vasconcelos

Sinopse

Dentro da temática do desenvolvimento sustentável, no contexto do ambiente construído, o trabalho versa sobre a acessibilidade nos espaços urbanos e no edifício.

Um dos desafios enfrentados para a promoção da equidade social no ambiente construído é a consolidação do desenho inclusivo. Atualmente há um paradoxo entre o avanço do conceito de acessibilidade e a sua efetiva aplicação na cidade concreta. No Brasil, verifica-se que os parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira que regem a questão da acessibilidade ainda não se apresentam consolidados na cidade formal (VASCONCELLOS, 2006).

Um dos fatores que não colaboram para a consolidação dos espaços inclusivos é a dificuldade da compreensão, adequação e de avaliação do ambiente acessível. Embora o projeto acessível não represente uma elevação no custo final do espaço produzido e, principalmente, constitua-se como uma exigência da legislação brasileira, observa-se que o conceito de acessibilidade não se encontra plenamente assimilado.

Neste sentido, buscou-se identificar primeiramente como tem sido tratada a avaliação da acessibilidade no contexto da sustentabilidade. Assim, percebeu-se que a avaliação da acessibilidade espacial se torna, muitas vezes reducionista por aferir apenas a aplicação de padrões normativos. Considerou-se que para a consolidação de espaços mais acessíveis, faz-se necessário o aperfeiçoamento contínuo de metodologias de avaliação da acessibilidade espacial, e que um dos aspectos a serem considerados é a adequação espacial às necessidades dos usuários, com características diversificadas e necessidades espaciais específicas.

 

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