O projeto UFF/EMPAZ, Título: Sala das crianças (categoria D), foi um Dezessete projetos que foram selecionados para receber o Prêmio CAU/RJ Emaus 2019.
O Prêmio CAU/RJ Emaus 2019 foi criado pela Comissão de Ensino e Formação (CEF) do CAU/RJ, com o objetivo de reconhecer as experiências dos Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emaus) na área de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis).
O prêmio é dividido em quatro categorias. Os relatos em ações de Athis podem se dar junto a movimentos de moradia, na produção de unidades novas; ou na reforma de unidades existentes; em processos de urbanização ou regularização fundiária de assentamentos autoconstruídos; e projeto de equipamentos comunitários.
“Os temas deste edital têm sinergia com os do edital de Athis, eles têm o mesmo foco”, explicou o coordenador da CEF, Pablo Benetti. “O estudante que passa por essa experiência adquire muitos aprendizados e abre um novo campo de trabalho no futuro”, complementou. Ele contou, ainda, que a Comissão deseja realizar uma publicação para que a sociedade possa ter conhecimento sobre os trabalhos realizados nas universidades.
No julgamento dos trabalhos foram considerados: o atendimento às demandas sociais; a metodologia inovadora de trabalho; e a participação dos estudantes, moradores e professores. Os vencedores serão divulgados no dia 28 de novembro. A cerimônia de premiação e exposição dos trabalhos será no dia 17 de dezembro, na comemoração do Dia do Arquiteto e Urbanista.
Parabéns a professora Rossana Brandão e aos alunos envolvidos.
