Seminários EAU/UFF: Ensino, Pesquisa e Extensão

Seminário EAU/UFF/TUR Rubens Carvalho e Alex Lamounier

Os professores da EAU/UFF neste seminário falam sobre suas experiências e perspectivas em ensino, pesquisa e extensão. Os seminários serão agendados pelos respectivos departamentos da nossa escola.

A Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense através do Departamento de Urbanismo, nesta semana apresentará o  seminário do TUR, dando continuidade aos seminários de apresentação de projetos de pesquisa e extensão que foram iniciados no mês de junho de 2020.  As atividades serão feitas à distância utilizando a plataforma MEET. As palestras estarão disponibilizadas no canal do YouTube da nossa escola (Escola de Arquitetura e Urbanismo – UFF ) aos alunos e demais interessados que não tenham facilidade de acesso à internet e/ou outras razões, para visualização posteriormente. Para os alunos participantes e demais interessados serão oferecidos certificados de participação. Para tal, durante os seminários solicitamos que os interessados coloquem no chat seu nome, matrícula/CPF, instituição a que estão vinculados e e-mail.  Este seminário ocorrerá no dia 01/09/20 terça-feira às 15 horas e terá duração máxima de 90 minutos. A inscrição é obrigatória para a comunidade externa: 

Clarissa Moreira

Para dúvidas, contactar o Departamento de Urbanismo através do e-mail: tur.tca@id.uff.br

Esta apresentação ocorrerá no dia 01/09/2020, as 15:00 horas.

Seminário 01/09/20 (Rubens Carvalho e Alex Lamounier):  “Ambiente e lugar na construção de um urbanismo ecológico” e “Atmosferas de preferência e o afeto como resistência e resiliência cotidianas”
 
Link do seminário Google Meet para e-mails IDUFF  @id.uff.br :
 
Link comunidade externa preencher o formulário Google Formulário para receber o link no e-mail: https://forms.gle/DrGHgJfzhcXPwUZj7
 
Os participantes externos deverão se inscrever no máximo com 02 horas de antecedência antes do inicio dos evento.
 
Resumo do Seminário: Rubens Carvalho
 
Ambiente e lugar na construção de um urbanismo ecológico.
A apresentação perpassa estudos de avaliação pós-ocupação da urbanização, enquanto subsídio para planejamento urbano-ambiental na escala da bacia hidrográfica, e abordagem fenomenológica do lugar no contexto do urbanismo e, em especial, do urbanismo ecológico e sua aplicação na escala microrregional. Por fim, traz relatos e experiências docentes presenciais e em ensino remoto, com ênfase para a relação entre projeto e contexto.
 
Rubens Carvalho
 
Rubens Moreira Rodrigues de Carvalho é Professor Substituto no Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, Professor da Escola de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Estácio de Sá e Servidor da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, integrando a Coordenadoria de Planejamento Local da Secretaria Municipal de Urbanismo. Áreas de atuação e interesse incluem: a teoria e o projeto de urbanismo; o planejamento urbano regional; a ecologia urbana e o urbanismo ecológico; a identidade local e o patrimônio cultural. Em suas pesquisas, desenvolveu análises centradas nos conceitos de ambiente, paisagem e lugar, com enfoque para suas inter-relações e seu envolvimento com a teoria e o projeto de arquitetura (contexto) e urbanismo (local).
 
Resumo do Seminário: Alex Lamounier
 
Atmosferas de preferência e o afeto como resistência e resiliência cotidianas.
A apresentação trata da trajetória acadêmica e profissional do autor e traz relatos a respeito das pesquisas continuadas sobre caráter da paisagem e atmosferas urbanas, que envolvem estudos multidisciplinares em campos como arquitetura e urbanismo, geografia, história, filosofia, sociologia, antropologia, literatura e diferentes domínios da arte. O foco principal é a concatenação desses estudos no desenvolvimento da ideia de atmosferas de preferência e possibilidades metodológicas de análise, incluindo a aplicação dessas metodologias em territórios conhecidos como de risco e vulnerabilidade na “Cidade Maravilhosa”. O intuito é contribuir para discussões a respeito de diferentes possibilidades de análise da cidade, incluindo a ideia do afeto como forma de resistência e resiliência, especialmente na escala da vivência cotidiana.
 
Alex Lamounier
 
Alex Assunção Lamounier é Professor Adjunto A1 no Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (TUR-EAU-UFF); Pesquisador Pós Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ-UFRJ) e, desde 2011, Avaliador do Ensino Superior Ad Hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Ministério da Educação (INEP/MEC). Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (PPGAU-UFF). Foi bolsista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com projeto aprovado no 2º Edital de Seleção de Pesquisa sobre o Patrimônio Cultural no Brasil. Atuou como professor substituto dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); e da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua nos campos do urbanismo, planejamento territorial e patrimônio histórico-cultural. Vem desenvolvendo, desde a graduação, pesquisas continuadas sobre atmosferas urbanas, relacionando temas como paisagem, espaço, tempo, lugar, morfologia urbana, imaginário e ecologia política, entre outros. Atualmente tem estudado atmosferas de preferência em territórios urbanos periféricos de risco e vulnerabilidade no Rio de Janeiro e é subcoordenador da pesquisa “Mapeamento Afetivo”, que analisa percepções e desejos das crianças em seu trajeto cotidiano de casa para a escola, desenvolvida pelos grupos Sistemas de Espaços Livres no Rio de Janeiro (SEL/RJ) e Grupo Ambiente-Educação (GAE) do PROARQ, em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.  
 
Skip to content