Aula inaugural EAU UFF
A partir de uma agenda coletiva a EAU UFF convidam professores, alunos e profissionais para uma conversa virtual, com o objetivo de trazerem contribuições, exemplos e compartilharem suas vivências em nosso campo de atuação. Nosso início de semestre contará com a gentil participação de dois expoentes no atual debate contemporâneo da arquitetura brasileira premiados no The 15 Winners of the 2023 ArchDaily Building of the Year Awards, promovido pela ArchDaily.
____________________
Coletivo LEVANTE/MACh
11/04/2023 – 18hs
Acesso: https://www.youtube.com/live/jdlWbyWB2hg?feature=share
O Coletivo LEVANTE reúne arquitetos, moradores do Aglomerado da Serra (em Belo Horizonte), profissionais de sustentabilidade, mobilidade, topografia, engenharia, design, paisagismo e artistas em um laboratório de ideias que tem o Aglomerado da Serra como seu principal território de atuação.
Em parceria contínua com o Centro Cultural Lá da Favelinha e com a Associação dos Moradores da Vila do Cafezal, o coletivo tem se consolidado como um modelo possível para a realização de projetos, obras e programações através da formação de redes e relações afetivas, ativando culturas e potências latentes das comunidades.
A origem da atuação como arquitetos no Aglomerado da Serra se deu através do escritório MACh em 2007, quando foi projetado o Beco São Vicente, um local com espaços públicos e áreas de trabalho para as costureiras do morro. Dez anos depois, entretanto, o projeto do Centro Cultural inaugura uma outra forma de atuar na favela, regida pela convivência, afetividade e participação, em ações “de dentro pra fora” ou “de baixo para cima”, que hoje se desdobram em uma série de outros projetos neste mesmo aglomerado, com distintas escalas e naturezas – esportivas, culturais, religiosas, habitacionais, institucionais, comerciais e urbanísticos -, ganhando lugar vital em nossa prática e papel social.
__________________
MMBB
13/04/2023 – 18hs
Acesso: https://youtube.com/live/aLSkgYat-fY?feature=shares
O MMBB é uma empresa versátil, capaz de enfrentar uma ampla gama de escalas, escopos e contextos. Em sua produção, reconhecida através de diversos prêmios nacionais e internacionais, destacam-se os projetos de edifícios institucionais, de equipamentos sociais e de infraestrutura urbana, frutos do foco do trabalho que procura valorizar a dimensão pública intrínseca à arquitetura e ao urbanismo, com o objetivo de contribuir para a construção da urbanidade nas cidades onde atua.
A postura reflexiva e crítica em sua atuação faz com que as atividades do MMBB ampliem-se para o âmbito cultural e acadêmico, na participação e organização de seminários, eventos culturais e exposições, assim como na docência e na pesquisa universitária.