NOTA DA APG-UFRJ SOBRE O INCÊNDIO NO MUSEU NACIONAL


Após anos de descaso com o Museu Nacional e redução drástica e progressiva do orçamento para investimento e custeio da UFRJ, o incêndio que destruiu o mais importante centro de pesquisa da América Latina não é acidental. É a destruição de um instituto de excelência, com 200 anos de história da humanidade, acervos arqueológicos de milhares de anos, coleções de história natural, que se acabam em cinzas.
A política de desfinanciamento das Universidades e centros de pesquisa do Brasil vem dilacerando o patrimônio da instituição há muitos anos – assim como das condições de trabalho, pesquisa e permanência na universidade – gerando uma situação de precariedade crescente, ausência de infraestrutura e de manutenção adequada, aumento da evasão e do adoecimento de servidores e estudantes diante desse quadro.
Há uma assustadora frequência de incêndios nos últimos anos na UFRJ, evidência clara das condições precárias impostas à universidade, que a impedem de investir na conservação de seu patrimônio histórico, retirando a autonomia universitária (2018 – Incêndio no Museu Nacional; Incêndio no Hospital Universitário; 2017 – Incêndio no Alojamento; 2016 – Incêndio na Reitoria; 2014 – Incêndio no CCS; 2012 – Incêndio na Faculdade de Letras; 2011 – Incêndio na Capela da Praia Vermelha).
O incêndio criminoso, resultado do asfixiamento orçamentário das instituições publicas de ensino, que as impõe uma luta constante pela sobrevivência e manutenção de suas atividades no limite das condições mínimas necessárias para seu funcionamento “normal”. Está aí o resultado do projeto de privatização da universidade pública! De desvalorização total e absoluta da ciência e da história que o Museu Nacional e a UFRJ carregavam e promoviam. Projeto que avança a passos largos com a aprovação da EC95, que congela os investimentos em educação pelos próximos 20 anos e anuncia a morte das instituições públicas de ensino.
Precisamos urgentemente nos organizar contra o projeto de desmonte que avança sobre as Universidades públicas!
Chamamos todos para somar no ato chamado pelos estudantes do MN amanhã às 9 horas em frente ao palácio: <https://www.facebook.com/events/853255331540711/>
Ato marcado às 16h na Cinelândia: <https://www.facebook.com/events/286130318869568/?ti=cl>
Evento organizado pelo DCE chamando para ambos os atos:<https://www.facebook.com/events/229719794373054/?ti=cl>

Skip to content