Disciplina optativa
Departamento de execução: TUR – Departamento de Urbanismo
Carga horária total: 45h
Carga horária teórica: 45h
Carga horária prática: 0h
Programas Plenos da disciplina: Não disponível.
Ementa:
Origens e desenvolvimento da cidade capitalista brasileira. O caso do Rio de Janeiro em perspectiva. As etapas do desenvolvimento urbano: da expansão urbana à reabilitação de centros urbanos. Planos Urbanísticos e Projetos Urbanos no Brasil. Cidades Planejadas no Brasil. Projetos urbanos contemporâneos.
Objetivos:
Compreender a cidade brasileira contemporânea a partir do estudo do histórico de sua estruturação, desenvolvimento e expansão. Conhecer o caso do Rio de Janeiro como base para o entendimento da evolução urbana no Brasil. Construir um repertório de cidades planejadas no Brasil. Desenvolver o raciocínio crítico sobre projetos urbanos contemporâneos.
Bibliografia Básica:
Clique aqui para ir para o sistema de bibliotecas Pergamum UFF
ABREU, Mauricio. Evolução Urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPLANRIO / ZAHAR, 1987.
BIDOU-ZACHARIASEN, Catherine (Coord.). De Volta à Cidade: Dos processos de gentrificação às políticas de “revitalização” dos centros urbanos. São Paulo: Annablume, 2006.
DEL RIO, Vicente. Voltando às Origens: a revitalização de áreas portuárias nos centros urbanos. Arquitextos 015. Texto Especial 091, Portal Vitruvius, 2001.
LEME, Cristina (Coord.) O Urbanismo no Brasil 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel / FAUUSP / FUPAM, 1999.
REZENDE, Vera F. Planejamento Urbano e Ideologia: Quatro planos para a cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1982.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a Cidade: Uma Introdução Crítica ao Planejamento e Gestão Urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
Bibliografia Complementar:
ANDREATTA, Verena (Org.) Porto Maravilha e o Rio de Janeiro + 6 casos de sucesso de revitalização portuária. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2010.
REZENDE, Vera F. e FURTADO, Fernanda. Discursos e imagens acerca de intervenções urbanas no Rio de Janeiro (1920-1940): a questão da valorização fundiária em planos e projetos urbanos. Revista Risco (São Carlos), V.8, p.115 – 137, 2009.
ROCHA, Oswaldo Porto. A Era das Demolições: cidade do Rio de Janeiro 1870-1920. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1986.
SEGRE, Roberto e KOATZ, Gilson D. Paradoxos da cultura urbana na centralidade do Rio de Janeiro. P.199- 216. In: VAZ, Lilian F., REZENDE, Vera F. e PINHEIRO MACHADO, Denise (Orgs.). Centros Urbanos: Transformações e Permanências. Rio de Janeiro: Casa 8/PROURB, 2012.
ULTRAMARI, Clovis. Grandes projetos urbanos no Brasil: conceitos, contextualização e discussão de três casos. In Urbana, Ano 1, N.1, set/dez 2006. Disponível em: www.ifch.unicamp.br/ciec/revista /artigos/artigo3.pdf