Disciplina optativa
Departamento de execução: TAR – Departamento de Arquitetura
Carga horária total: 90h
Carga horária teórica: 30h
Carga horária prática: 60h
Programas Plenos da disciplina: Não disponível.
Ementa:
A conservação e a restauração dos sítios urbanos históricos. Conservação Integrada. Área de entorno. Reabilitação Urbana. A inserção de arquitetura contemporânea no contexto histórico. Metodologia do projeto de intervenção aplicada a conjunto urbano em sítio histórico.
Objetivos:
Conhecer experiências de conservação, instrumentos e métodos de conservação e restauração. Capacitação teórica e prática para a análise e desenvolvimento de projetos de intervenção em conjuntos urbanos com relevante valor cultural. Elaborar projeto de intervenção em sítio histórico de interesse patrimonial, segundo metodologia específica, que inclui o inventário de conjunto urbano e imóvel isolado, pesquisa documental, levantamentos de campo, diagnóstico e proposta de intervenção.
Bibliografia Básica:
Clique aqui para ir para o sistema de bibliotecas Pergamum UFF
BONDUKI, Nabil. Intervenções Urbanas na Recuperação de Centros Históricos. Brasília, DF: IPHAN/Programa Monumenta, 2010
CASTRIOTA, Leonardo B. Patrimônio Cultural: conceitos, políticas, instrumentos. São Paulo: Annablume/Belo Horizonte: IEDS, 2009.
CURY, Isabelle (Org.). Cartas Patrimoniais. Brasília: IPHAN, 2000
PREFEITURA da Cidade do Rio de Janeiro. Guia do Patrimônio Cultural Carioca. Bens Tombados 2014. Rio de Janeiro: Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, 2014.
RIOARTE. Corredor Cultural: como recuperar ou reformar seu imóvel. Rio de Janeiro: RIOARTE/lPLANRIO, 1985.
MOTTA Lia, THOMPSON Analucia, Entorno dos bens tombados. Rio de Janeiro: IPHAN, 2010
Bibliografia Complementar:
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A cidade como bem cultural – Áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance na preservação do patrimônio ambiental urbano. In: MORI, Victor Hugo et alli. (Org.) Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo: IPHAN, 2006. pp. 33-76.
RIBEIRO Rafael Winter, Paisagem cultural e patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN, 2007
VARGAS, H. C.; CASTILHO, A. L. H. (Orgs.). Intervenções em Centros Urbanos: objetivos, estratégias e resultados. Barueri-SP: Manole, 2006.
VIEIRA Natália Miranda, Gestão de sítios históricos: a transformação dos valores culturais e econômicos em programas de revitalização em áreas históricas. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008.