PROJETO DE INTERIORES
Professores: Guilherme Araújo de Figueiredo e Miguel Ângelo Prestes
EMENTA
O processo projetual da arquitetura de interiores. Função, técnica e estética no processo de criação de espaços internos das edificações. Dimensionamento, proporção, humanização e harmonia. Elementos de composição espacial. Mobiliário e equipamentos. Sistemas construtivos, materiais de acabamento, cores e texturas. Instalações elétricas, hidráulicas e luminotécnica básicas.
OBJETIVOS
Conhecer regras básicas e encaminhamentos lógicos para o desenvolvimento do projeto de arquitetura de interiores. Desenvolver técnicas de percepção da fisicidade dos materiais e objetos. Estudar o espaço e o entrelaçamento relacional constituído por geometria, paisagem, luz, ambiente e tectônica. Detalhar elementos construtivos. Especificar materiais de acabamento. Estudar e propor veículos gráficos de apresentação dos projetos.
TEMÁTICA
Procedimentos pertinentes à compreensão da essência e das técnicas para o desenvolvimento de projetos de arquitetura em ambientes internos e externos que lhe são correlatos: pesquisa, concepção, teoria e prática.
METODOLOGIA
As unidades didáticas da disciplina PROJETO DE INTERIORES desenvolver-se-ão por meio de procedimentos de orientação aos alunos em seus trabalhos de pesquisa, desenho e desenvolvimento do projeto arquitetônico. As aulas, teóricas e práticas, visam transmitir noções relativas à percepção espacial, de materiais e de elementos construtivos no intuito de, com base nestas, construir linhas de pensamento relativas a intervenções em espaços internos de edificações.
A assistência aos alunos dar-se-á nas seguintes unidades didáticas da disciplina:
1- Introdução à disciplina; 2- Visitas técnicas; 3- Desenvolvimento do programa arquitetônico; 4- Estudo preliminar; e 5- Projeto e detalhamento.